Economia

Faça uma ceia compartilhada e amigos-secretos. O foco é: evite dívidas

Faça uma ceia compartilhada, promova amigos-secretos. O importante é evitar endividamento

Marlla Sabino*
postado em 11/12/2016 08:01
As luzes e enfeites entregam: o Natal está chegando. Mas fazer a ceia, enfeitar a casa e presentear os familiares e amigos pode pesar bastante no bolso. Com o orçamento comprometido e produtos mais caros nas prateleiras, os brasileiros vão precisar encontrar alternativas baratas para se encaixar na comemoração. Participar de amigos-secretos pode garantir presente na mão de todos na festa.
Uma pesquisa da SPC Brasil mostra que essa é a opção de 57,2% dos brasileiros neste ano. Dois em cada 10 consumidores disseram que entrarão no jogo para gastar menos. A falta de dinheiro também é o motivo de 20% não participarem desse tipo de troca de presentes. ;É uma ótima forma de economizar. Não só com amigos e colegas de trabalho. Porque sai muito caro presentear todo mundo, e com a brincadeira é possível que todo mundo ganhe presentes, sem desembolsar muito;, explicou Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Cada consumidor participará de, pelo menos, um ou dois amigos-secretos neste fim de ano. 61,1% farão a brincadeira com a família, enquanto 43,8% com amigos e 29,3% com colegas de trabalho. ;Se a família é muito grande, não tem como presentear cada um. Uma das vantagens do amigo-secreto é limitar o valor do presente. Então, é mais democrático e a maioria consegue participar;, avalia Marcela. Neste ano, o gasto médio do presente deve ficar em torno de R$ 55.
*Estagiários sob supervisão de Rozane Oliveira
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação