Economia

Novo materiais prometem sustentabilidade em construções do futuro

Uso de energia solar para abastecimento de residências ganha terreno. Tecnologia tem baixo impacto ambiental

Marlla Sabino*
postado em 16/01/2017 06:00

Uso de energia solar para abastecimento de residências ganha terreno. Tecnologia tem baixo impacto ambiental

O cuidado com o meio ambiente é uma preocupação que deve se intensificar no futuro. Ter uma casa totalmente sustentável era o plano do assessor técnico Pedro Paranaguá, 39 anos, da Eco Casa Solar. Sozinho, ele projetou todos os sistemas da sua residência. Durante o dia, não é preciso ligar nenhuma lâmpada da casa, que tem três quartos, uma suíte, closet e escritório. ;Desde criança, sou ligado à sustentabilidade. Projetei a casa para receber luz natural durante todo o dia, e também tenho placas para gerar energia elétrica;, conta.

Todos os materiais escolhidos por Pedro foram pesquisados cuidadosamente. Os tijolos de adobe e as telhas shingle, usados na construção, por exemplo, são feitos de barro e não emitem gás carbônico na atmosfera, além de contribuir para manter a temperatura no interior. ;Nos dias quentes, o ar dentro da casa é fresco, já que a terra demora mais para absorver e liberar calor. À noite, a temperatura permanece, mesmo que lá fora esteja frio, por ser uma área de muitas árvores;, explica.

Leia mais notícias de Economia

A casa possui placas de energia solar para aquecer água e também as fotovoltaicas, ligadas à rede da CEB, para geração de energia elétrica. Todos os eletrodomésticos e lâmpadas, geladeira, ferro de passar, máquina de lavar, liquidificador, torradeira e televisão funcionam movidos pela luz solar. O investimento foi de R$ 8 mil, há dois anos. Pedro paga apenas o valor mínimo da conta.

;Não tenho o aparelho que mede a quantidade acumulada, porque meu sistema é pequeno. Mas sei que não gasto mais do que estou gerando. O que pago de condomínio e taxa, em um ano, é mais do que gastei para instalar o sistema;, argumenta. Pensando em um consumo consciente, ele escolheu uma geladeira média, com freezer interno, e optou por uma máquina de lavar pequena, que só é usada duas vezes por semana.

Uso de energia solar para abastecimento de residências ganha terreno. Tecnologia tem baixo impacto ambiental

Entre as energias do futuro, as fontes solar e eólica são as comercialmente mais fortes, no entender de Álvaro Quadrado, engenheiro da STP Green. Ele lembra que há fontes como biogás, que utiliza substâncias poluentes, como dejetos de animais, para a geração de energia. Apesar do efeito estufa, ela é considerada renovável. ;O biogás é economicamente viável, mas o incentivo é pequeno porque o Brasil é atrasado. Algumas usinas já utilizam essa fonte na Alemanha. Aqui, ainda temos vários aterros sanitários e lixões a céu aberto que poderiam proporcionar geração de energia;, diz.


*Estagiários sob supervisão de Odail Figueiredo

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação