Economia

Pessoas com 70 anos já podem sacar o recurso do FGTS

Regra de contas inativas só vale para quem tem menos idade. Retiradas começarão em 10 de março. Caixa abrirá hoje e todos os sábados até o fim de julho

postado em 18/02/2017 07:20
Pessoas com 70 anos ou mais já podem sacar o valor das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), independentemente do calendário divulgado pelo governo federal. Esses casos se enquadram em uma legislação específica, que torna possível o saque a qualquer momento. A medida também é aplicada a pessoas com câncer, portadoras do vírus HIV ou em razão de doença grave. Para os demais trabalhadores, o período de saque começa em 10 de março.

Muitos idosos acabam descobrindo que têm contas inativas e direito ao saque somente em decorrência da liberação do FGTS para todos os cotistas. O professor Jorge Fernando Valente, da Universidade de Brasília (UnB), alerta que muitos idosos até se esquecem das contas ou não procuram as agências da Caixa para consultar o saldo. Quem tem mais de 70 anos não está limitado ao período de saque determinado pelo governo. Já poderiam ter sacado o valor que têm para receber.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS];Muitas pessoas acabam esquecendo e o valor fica para o Estado. Tem gente que trabalhou boa parte da vida e não sabia que tinha direito ao saque do FGTS. Eu, por exemplo, que tenho mais de 70 anos fui até uma agência da Caixa e vi que tinha R$ 7 mil em contas inativas;, destaca o professor.

Além dos saques do FGTS, pessoas com mais de 70 anos têm direito a receber recursos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) caso não tenham sacado anteriormente. Só podem retirar esse dinheiro pessoas que trabalhavam e contribuíam para esses fundos antes de 1988, ano em que foi promulgada a Constituição Federal, quando uma nova legislação para os benefícios foi estabelecida. O valor em caixa para esses pagamentos supera os R$ 7 bilhões, entre a contribuição de servidores públicos e privados.

O que abrirá no sábado

Taguatinga Centro C 03, Lote 10
Taguatinga Norte CNB 12, Lote 1
Guará I QE 07 Bloco A, Comércio Local
Gama Entre 51, Projeção 4, Quadra 53, Setor Central
Lago Sul QI 05, Bloco F, Setor de Habitações
Núcleo Bandeirante Av. Central/Com. Bloco 518/680 Lote 632
Brazlândia QDR 6 , Bloco B, Lotes 1/6, Setor Norte
SCS Quadra SCS 04, Lote 230
Asa Sul CRS 515, Bloco A, Lojas 47/49
Sudoeste CLSW 504, Bloco A, Lojas 22 a 64
Ceilândia QNM 12, Norte
Santa Maria Cl 115, Lote A
Riacho Fundo Quadra CLS 4, Conjunto C, Lotes 3/4
Águas Claras Av. Araucárias, Lote 885, Sul
Ceilândia CNN 2, Bloco C, Lotes 2, 3 e 4, Centro
Samambaia QN 212, Conjunto J, Lote 1, Norte
Recanto das Emas Quadra 101, Lote 1 Av. Recanto das Emas
SBS Quadra 4, Lote 3/4, Subsolo ; Asa Sul
SDN Conjunto Nacional
Paranoá PC Central, Lote 4
Planaltina Quadra 01, Módulo 1, Av. Independência, Setor Com. Central
Sobradinho Quadra Central, Bloco 2

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação