Economia

Inovação tecnológica amplia leque de serviços financeiros

Usando a tecnologia para oferecer alternativas aos produtos dos bancos tradicionais, startups aumentam a competição no mercado e facilitam a vida do consumidor

Rodolfo Costa
postado em 19/02/2017 08:15
Foi-se o tempo em que os bancos reinavam sozinhos na área de serviços financeiros. A revolução tecnológica está promovendo uma abertura nesse meio, com a chegada de uma gama de novas empresas e maior concorrência. Isso é extremamente positivo para o consumidor. O estudante Luiz Augusto Oliveira, 25 anos, que o diga. ;Uso o banco só para receber salário. Nada além disso;, afirma. Nem o pagamento de contas básicas ele faz em terminais eletrônicos. ;Pago nas casas lotéricas e ainda aproveito para fazer o jogo;, conta. Para Oliveira, a tecnologia trouxe mais comodidade e segurança.

Uma das ferramentas que o estudante mais utiliza é o Nubank, cartão de crédito emitido pela empresa de mesmo nome. Com a praticidade de acompanhar todos os pagamentos por um aplicativo no smartphone e ter a facilidade de alterar o limite, bloquear o cartão em caso de roubo ou furto e cancelar uma compra, ele não vê mais necessidade de usar cartões de crédito dos bancos tradicionais. Isso sem contar que não há cobrança de anuidade. ;Para mim, foi um dos principais diferenciais;, justifica.

A proliferação das chamadas fintechs ; startups de serviços financeiros ; tem quebrado paradigmas, facilitado a vida do consumidor e obrigado os bancos a sair da acomodação. Exemplo disso foi a criação do Digio, cartão de crédito controlado pelo Banco do Brasil e pelo Bradesco, criado para competir com o Nubank.

A Lendico, plataforma online de empréstimo pessoal parceira do banco BMG, ampliou a oferta de créditos de R$ 35 mil para R$ 50 mil, com juros mensais de 3,52% e prazo de até 30 meses. ;O crescimento do mercado de fintechs é positivo. Estamos preenchendo um gap em que os grandes bancos nunca quiseram atuar, mas que interessa a instituições médias e a outros investidores;, diz o presidente da empresa, Marcelo Ciampolini.

A avaliação é partilhada por Sérgio Furio, presidente e fundador da Creditas, fintech que atua como correspondente bancário oferecendo empréstimo com garantia de imóveis ou veículos cobrando juros a partir de 1,15% ao mês. ;Passamos por um momento muito saudável, trazendo competição para um mercado historicamente concentrado em poucos bancos de varejo;, afirma.

Custo menor


A internet e os avanços da tecnologia também foram benéficos para as cooperativas de crédito. Com maior facilidade para cadastro e busca de informações, elas têm atraído novos cooperados, como o assistente administrativo Paulo Vinícius Santos, 30 anos. ;As taxas são as menores do mercado, e posso fazer transações pela internet. As cooperativas estão batendo de frente com os bancos por oferecerem os mesmos serviços que os tradicionais, mas a um custo menor;, diz Santos.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação