Economia

FGTS: 16% dos cotistas devem sacar dinheiro de contas inativas em 60 dias

Brasileiros que estão fora do País também podem sacar o benefício, mas precisam seguir regras próprias

postado em 20/02/2017 19:42
De acordo com o calendário divulgado pela Caixa, os atendimentos no fim de semana vão ocorrer sempre que uma nova faixa de trabalhadores for liberada para sacar o benefício
Mais de 350 mil pessoas procuraram as agências da Caixa Econômica Federal no sábado (18/2), primeiro dia de funcionamento no fim de semana das unidades do banco. O expediente bancário teve inicio às 9 horas da manhã e se estendeu até às 15 horas. A medida ocorre por conta do aumento na demanda após o governo publicar medida provisória que permite o saque do saldo de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Segundo dados oficiais, um total de 30,2 milhões de trabalhadores possuem saldo para receber referente ao FGTS. Mesmo sem ter sido demitida de nenhuma empresa nos últimos anos, a auxiliar administrativa Shirley Martins, de 27 anos, resolveu ir até o banco. ;Eu nunca fui demitida, nem me lembro de ter pedido demissão. Mas resolvi ir até a agência para tirar a certeza. Dinheiro extra para quem está precisando é sempre bom. Infelizmente no caixa eu descobri que não tinha saldo em contas inativas. Mas muita gente deve ter algo pra receber e é bom ir até o banco. Lá o atendente tira todas as dúvidas e consulta o saldo de forma mais completa;, destaca a trabalhadora.
De acordo com o calendário divulgado pela Caixa, os atendimentos no fim de semana vão ocorrer sempre que uma nova faixa de trabalhadores for liberada para sacar o benefício. Os saques ocorrem de acordo com a data de aniversário e começa em 10 de março. O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, afirmou que o atendimento aos sábados tem como objetivo evitar que as agências fiquem superlotadas por conta da demanda. ;A ideia é facilitar para que o trabalhador tenha comodidade para fazer o recebimento;, afirmou Occhi.
Entre os dias 10 de março e 07 de abril a primeira leva de trabalhadores poderá sacar os recursos das contas inativas. De acordo com o balanço realizado pelo governo, o primeiro grupo representa 16% dos 30 milhões de cotistas do FGTS. Quem faz aniversário nos meses de janeiro e fevereiro tem direito a sacar neste primeiro período. O primeiro dia de liberação dos valores ocorre em uma sexta-feira, sendo que no sábado seguinte as agências serão abertas em todo o país.

No exterior

Brasileiros que estão no exterior também podem sacar o dinheiro acumulado nas contas inativas do FGTS das empresas nas quais trabalhou em território brasileiro. Os correntistas da Caixa, mesmo fora do país, podem ter o dinheiro creditado direto na conta. Quem não é correntista do banco, precisa imprimir o formulário de "Solicitação de Saque do FGTS" pelo site da Caixa, e levar até o consulado brasileiro no País.
No consulado é possível que sejam solicitados documentos que comprovem o direito sobre a conta na qual o benefício está vinculado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação