Economia

Meirelles vê "sinais sólidos" de retomada

Ministro defende reforma da Previdência para deputados e garante que país entrou na rota do crescimento sustentável

Rosana Hessel
postado em 21/02/2017 13:57
Em sua fala, Meirelles fez um longo detalhamento da série O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o Brasil está voltando a dar ;sinais sólidos; de retomada do crescimento e que ele será ;sustentável;, ou seja, por um longo período. ;Passamos por momentos muito difíceis porque o Brasil passou pela maior recessão da história. Mas o país voltou a crescer e está entrando numa rota de crescimento de longo prazo;, garantiu Meirelles, nesta terça-feira (21/2) em discurso aos deputados da Comissão da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, em encontro no Palácio do Planalto.
Meirelles usou como base para essa afirmação a volta do crescimento da confiança de empresários e de consumidores registrada em janeiro deste ano, algo que não ocorria desde 2011. ;Estamos solidificando a confiança política para que a confiança econômica seja garantida, visando promover o crescimento da dimensão do que está sendo feito no país;, afirmou o ministro, ao lado do presidente Michel Temer, sem citar números de quanto o país deverá crescer neste ano. ;Hoje o Brasil entra e uma rota de crescimento sustentável. Esse é um ponto fundamental. Vamos ter períodos prolongados de crescimento;, destacou Meirelles.
Pelas estimativas do mercado computadas pelo boletim semanal Focus do Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB), no entanto, avançará apenas 0,48%, mas há economistas que estão prevendo bem menos.
O titular da Fazenda ainda afirmou que, para que essa retomada ocorra, são necessárias medidas fiscais, como ocorreu com a aprovação da PEC do Teto no ano passado, e agora, com a reforma da Previdência, que visam garantir a sustentabilidade das contas públicas.
Meirelles falou aos deputados após as declarações do presidente Michel Temer. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi breve na sua fala e garantiu ;empenho pessoal; para a aprovação da reforma previdenciária na Casa. ;Darei meu total apoio para organizar o debate da reforma da Previdência, como fizemos com a PEC do Teto. Voltarei a fazer reuniões na residência da Câmara para mostrar que essa reforma não é uma preocupação da Fazenda, mas de muitos brasileiros;, afirmou ele, destacando a importância do reequilíbrio das contas públicas. ;Essa reforma e tantas outras que virão garantirão um futuro melhor aos nossos filhos e aos nossos netos;, completou.

Burocracia

O ministro Meirelles ainda falou que o governo trabalha para a desburocratização no pagamento de tributos de empresas, e, nesse sentido há um grupo de trabalho tentando reduzir de 2.060 horas para 600 horas o tempo gasto por empresas apenas para o pagamento de impostos. ;É importante tomar medidas que tenham foco e sejam de fato que criam eficiência e produtividade na economia e sejam de fato feitas de forma consistente e duráveis;, ressaltou. ;O país se cansou de medidas que não avançam;, afirmou ele, lembrando que o governo pretende trabalhar em função para ;preservar os empregos; e ;melhorar a qualidade de vida das famílias;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação