Economia

Taxa de juros do cartão de crédito chega a 486,8% ao ano

Os juros do parcelado do cartão também atingiram um recorde, subiram 8,1 pontos percentuais em janeiro e chegaram a 161,9% ao ano

Antonio Temóteo
postado em 23/02/2017 12:53
A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito chegou a 486,8% ao ano em janeiro de 2017, um novo recorde conforme dados divulgados pelo Banco Central (BC). O maior percentual registrado antes era de 484,6%, em dezembro do ano passado.
Os juros do parcelado do cartão também atingiram um recorde, subiram 8,1 pontos percentuais em janeiro e chegaram a 161,9% ao ano.

A expectativa dos consumidores era de o custo dessas modalidades de financiamento caíssem com a restrição na cobrança do consignado anunciada pelo BC. Entretanto, isso não ocorreu.

A permanência dos clientes no rotativo foi limitada a 30 dias. No caso de inadimplência, o banco deverá parcelar o saldo devedor ou oferecer outra forma para quitar a dívida em condições mais vantajosas. As instituições financeiras têm até 3 de abril para adotar os ajustes operacionais necessários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação