Economia

Mdic amplia parcerias para desenvolvimento de ampliação das explorações

A proposta é reunir ações de instituições parceiras nacionais e estaduais para umentar a base exportadora no Brasil

Rodolfo Costa
postado em 08/03/2017 18:36
Uma força tarefa organizada pelo governo federal vai expandir iniciativas para a ampliação das exportações. A ideia é aprimorar o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que é coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). O plano contará com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Confrederação Nacional da Indústria (CNI).

[SAIBAMAIS]A proposta é reunir ações de instituições parceiras nacionais e estaduais para umentar a base exportadora no Brasil, estimulando a inserção de empresas de pequeno porte no mercado externo. O Mdic também atua para estreitar relações de trabalho com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O PNCE foi oficialmente lançado em 2016 em 20 estados, contando com apoio de 144 instituições parceiras nacionais e estaduais. O projeto atendeu a 10 mil empresas. As ações desenvolvidas contribuíram para que 4,7 mil empresas exportassem pela primeira vez. Para 2017, estão previstas mais de 200 ações de apoio às exportações. O plano prevê, também, a integração entre política industrial e política de apoio às exportações, realizada a partir da convergência entre o PNCE e o Brasil Mais Produtivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação