Economia

Relator: falar em idade mínima para aposentadoria é "plenamente razoável"

Relator da reforma da Previdência na Câmara, o deputado Arthur Maia (PPS-BA) voltou a criticar a possibilidade de aposentadoria apenas por tempo de contribuição, sem idade mínima, como existe hoje no Brasil

postado em 21/03/2017 21:12
O relator da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, Arthur Maia (PPS-BA), afirmou na tarde desta terça-feira (21/3) que falar em idade mínima de 65 anos para aposentadoria "é algo plenamente razoável". Em audiência pública da comissão especial que debate o tema, ele voltou a criticar a possibilidade de aposentadoria apenas por tempo de contribuição, sem idade mínima, como existe hoje no Brasil.

"Não é possível que vejamos a expectativa de vida aumentar e sermos ainda um dos poucos países do mundo que tem essa regra exorbitante, absurda, despropositada, desusada, demodé que é a aposentadoria por tempo de contribuição. Não podemos mais preservar essa condição", disse o relator.

A idade mínima de 65 anos, segundo ele, é a única alteração "substancial" proposta pelo governo na reforma às pessoas menos favorecidas. Quanto ao valor do benefício, ele afirma que não haverá mudanças para 66% dos brasileiros, que ganham um salário mínimo e, portanto, não terão nenhuma diminuição no recebimento das aposentadorias. "Hoje as pessoas mais pobres se aposentam, em média, com 60,9 anos de idade. O governo está ampliando essa idade para 65. Essa é a única mudança substancial. As mudanças acontecem muito mais para aqueles que ganham mais", argumentou Arthur Maia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação