Economia

Sindicalistas invadem a Câmara dos Deputados contra Reforma da Previdência

Policias são contra a PEC que altera as regras de aposentadoria

Matheus Teixeira - Especial para o Correio
postado em 18/04/2017 15:53
Policias são contra a PEC que altera as regras de aposentadoriaPoliciais Civis e Federais que protestam nesta terça-feira (18/4) em frente ao Congresso Nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma da Previdência tentaram invadir a entrada principal da Câmara dos Deputados no começo da tarde. Com os ânimos exaltados, vidraças foram quebradas e a Polícia Legislativa teve de intervir, causando um princípio de confronto.
Parte dos policiais que protestam passou a se aglomerar por volta das 15h na entrada da chapelaria, por onde costumam entrar os deputados. Os manifestantes começaram a pressionar as vidraças da portaria, chegando a quebrar várias vidraças. Alguns chegaram a invadir o local, quando foram dispersados por por policiais legislativos que revidaram com gases lacrimogêneos e sprays de pimentas.
[VIDEO2]
Nesse momento, os manifestantes estão tentando invadir a Casa pelo Salão Negro da Câmara. Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapes), cerca de 1000 policiais federais protestam no local. Uma comissão de sete policiais foi formada e se dirigiu para o gabinete do Secretário Geral. Ainda não há informações sobre o que eles fariam no local.
Luis Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapes), disse que foi protocolado um pedido para a retirada do deputado Arthur Maia (PPS-BA) da relatoria da PEC 287, que trata das mudanças nas regras previdenciárias. Segundo ele, o deputado perdeu a legitimidade de protagonizar um papel importante no debate em torno da reforma da Previdência por ter sido citado na delação da Odebrecht.
Mais cedo, a diretora do Sindicato de Policiais Civis do Ceará, Thelma Pacheco, também informou que um grupo de policiais pretendia apresentar um pedido de abertura de processo disciplinar e cassação de mandato contra o parlamentar.
Policias são contra a PEC que altera as regras de aposentadoriaO documento, ao qual o Correio teve acesso, é assinado por um Policial Civil e afirma que Arthur Maia não manteve o decoro ao aceitar relatar a PEC mesmo sua campanha eleitoral de 2014 tendo sido financiada por empresas de previdência privada. O artigo 5; da Constituição caracteriza como quebra de decoro o parlamentar que relata proposições de interesse de empresas que "tenham contribuido para o financiamento de sua campanha eleitoral". Na época, o deputado reiterou que os repasses foram legais e que não via ;qualquer tipo de interesse conflitante que possa surgir a partir daí;.
[VIDEO1]
[VIDEO3]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação