Moreira Franco reúne publicitários e relator da Previdência

Objetivo seria alinhar o discurso do governo agora que o relatório de Arthur Maia já está praticamente pronto

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postado em 18/04/2017 21:25

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, que é o responsável pela comunicação do governo federal, teve uma reunião no fim da tarde desta terça-feira (18/4) com o relator da reforma da Previdência, Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) A reunião contou com a participação de um grupo de publicitários e teve como objetivo, segundo fontes, alinhar o discurso do governo agora que o relatório de Maia já está praticamente pronto. 
 

Uma das fontes que participaram do encontro afirmou que as mudanças feitas no texto e as medidas que serão oficializadas nesta quarta-feira (19/4), com a leitura do relatório precisam ter uma comunicação "clara e eficiente". Segundo essa fonte, Oliveira Maia agora com a apresentação do relatório é e deve ser naturalmente "o porta-voz" sobre o tema. 

Outra medida que deve ser tomada pelo grupo de comunicação nos próximos dias é a criação de uma cartilha com as mudanças da reforma e com argumentos para ajudar os deputados a criar discurso para seu eleitorado. A ideia é a cartilha dar munição - alinhada com o discurso federal - para que os parlamentares possam justificar seus votos a favor da reforma. 

Maia já havia participado de outras reuniões com o grupo de comunicação. O principal objetivo de alinhar o discurso é evitar que membros do governo passem mensagens equivocadas para a sociedade em relação à reforma. A avaliação é que, além de ser um tema sensível, caso haja muitos interlocutores poderá haver ruídos ainda maiores na comunicação. 

Hoje, após duas reuniões com o presidente Michel Temer, uma com deputados e outra com senadores, Oliveira Maia foi escalado sozinho para explicar aos jornalistas as mudanças que foram feitas no texto e que constarão no relatório a ser lido amanhã. Na avaliação dos publicitários, o relator "falou muito bem". 


Peças

Além desses encontros de alinhamento, o governo também está investindo em novas peças publicitárias para defender a reforma da Previdência. Em uma das campanhas, que serão veiculadas a partir desta terça-feira nas redes sociais e também na televisão, a reforma da Previdência é apresentada como "uma novidade". Num primeiro vídeo, a resistência às mudanças na aposentadoria é comparada a outras medidas, como o uso obrigatório do cinto de segurança, vacinas e a privatização da telefonia. 

"Tudo que é novo assusta, quando surgiu a vacinação teve até revolta. Hoje não dá para viver sem. Foi assim com o cinto de segurança obrigatório. E quantas vidas ele já salvou?", diz o locutor de uma das peças. "Na hora de privatizar a telefonia muitos foram contra. Hoje todo brasileiro tem celular", completa.
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