Doações abatem até 3% do Imposto de Renda; ainda dá tempo de doar

Para abater agora, somente são válidas doações a fundos da criança e adolescentes, numa lista de habilitados que o programa da Receita apresenta

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/04/2017 06:00

Ainda dá tempo de fazer doações e abater até 3% no Imposto de Renda. A dedução é direta. Apurado o imposto devido, o valor pode ser descontado do que se tem para pagar ou pode aumentar a restituição. Muitos contribuintes desconhecem a vantagem de fazer doações legais. “Todo ano aconselho meus clientes, porque é um benefício de mão dupla: para quem doa e para quem recebe, além de um bom estímulo para aqueles que têm poucas despesas a abater”, explica Vânia Labres, do CFC.


Leia mais notícias em Economia

Os 3% de abatimento valem para o contribuinte que entregar no prazo. Entre maio e dezembro o desconto da doação dobra, indo até 6%, mas só poderá constar da declaração de IR do ano seguinte. Para abater agora, somente são válidas doações a fundos da criança e adolescentes, numa lista de habilitados que o programa da Receita apresenta.

Em Brasília, entre os que podem receber doações fiscais estão projetos, como o Bombeiro Mirim, a Orquestra Plena Harmonia, a Casa de Ismael, a Casa Azul, da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude. 

No formulário do IRPF 2017 o contribuinte acessa a ficha Resumo da Declaração; seleciona a opção Doações Diretamente na Declaração; escolhe o tipo de fundo, e se é municipal, nacional ou federal. A última etapa é imprimir o boleto para pagamento até o dia 28. Após maio, fundos de apoio ao idoso, a projetos desportivos, culturais, atividade audiovisual, de ações de combate ao câncer e apoio a deficientes recebem doações com abatimento de 1% cada um. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.