Economia

Claro reivindica título de primeira operadora a operar a tecnologia 4,5G

Menos de uma semana após a Tim anunciar o pioneirismo na ativação da rede de quarta geração na frequência de 700 Mhz na cidade, a Claro lançou a tecnologia 4,5G para a capital federal

Margareth Lourenço - Especial para o Correio
postado em 25/04/2017 16:10
A disputa entre as operadoras de telefonia móvel por oferecer maior velocidade na transmissão de dados deve beneficiar os usuários do Distrito Federal. Menos de uma semana após a Tim anunciar o pioneirismo na ativação da rede de quarta geração na frequência de 700 Mhz na cidade, a Claro lançou a tecnologia 4,5G para a capital federal. Assim, reivindica o título de primeira operadora a operar a nova tecnologia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24/4) em um evento em Brasília.
Para o cliente, significa sinal mais eficiente e melhor uso dos recursos de rede. As inovações oferecidas pelas operadoras estão sendo possíveis porque Brasília é a primeira capital do país a liberar a faixa de 700Mhz para o uso em telefonia móvel, que antes era ocupada pela transmissão do sinal analógico das tevês. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoveu o leilão das faixas, divididas em quatro lotes, em setembro de 2014. Tim, Claro, Vivo e Algar adquiriram os lotes. Agora, após a Anatel liberar a utilização no novo espectro, as operadoras começam a transmissão com a nova tecnologia.
A Claro informa que já está operando na faixa de 700 Mhz assim que foi liberada pela agência reguladora. Já para a tecnologia 4,5G, a expectativa é ter 100% da área de cobertura da região até final deste ano, informou o presidente da empresa José Felix Garibaldi.
A implantação da nova tecnologia anunciada pela operadora está sendo possível a partir da ativação da faixa de 700 MHZ, explica José Felix. A nova geração, a 4,5G, já é usada nos Estados Unidos e boa parta da Europa, por exemplo, e foi possível ser introduzida no Brasil a partir da disponibilidade da rede. Agora ;vem os aparelhos, que precisam suportar estes novos requisitos, depois vem o consumidor, que precisa aderir;, diz o diretor de Marketing da Claro, Márcio Carvalho. A partir do segundo semestre deste ano, a operadora deve começar a comercializar os aparelhos compatíveis com os requisitos técnicos exigidos pela tecnologia 4,5G.
Hoje, o usuário da Claro, assim como da Tim que utilizam o 4G já começam a se beneficiar da faixa de 700MHz. Essa faixa tem mais alcance do que a 2600 Mhz, que é a frequência usada para o 4G. E isso passa a ser percebido no uso do celular em ambientes muito fechados, como elevadores e subsolos ou onde há obstáculos naturais ou prédios. Como os aparelhos não são exclusivamente vendidos pela operadora, José Felix diz que não é possível quantificar quantas pessoas na capital federal, clientes da operadora, já se beneficiam do uso da nova faixa. Já o gerente -executivo de engenharia da Tim, Homero Salum, informa que a operadora tinha uma penetração de 70% em ambientes fechados, conhecidos como indoor, e agora passou para 90%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação