Economia

Novo acordo adia votação da reforma da Previdência em comissão da Câmara

Agora, a votação está marcada para começar a partir da próxima quarta-feira (3/5), e não mais de terça-feira (2/5), como previsto até então

postado em 27/04/2017 12:07
A votação da reforma da Previdência na comissão especial que discute o assunto na Câmara foi adiada para a próxima quarta-feira (3/5). A mudança foi anunciada pelo presidente do colegiado, Carlos Marun (PMDB-MS), que decidiu cancelar a sessão marcada para as 9h desta quinta-feira (27/4) e retomá-la na próxima terça-feira (2/5), quando seria a votação.
Como a votação da reforma trabalhista no plenário se estendeu até a madrugada desta quinta-feira, poucos deputados retornaram à Câmara pela manhã. Às 10h30, quando Marun decidiu adiar o debate, nem o relator, Arthur Maia (PPS-BA), estava presente no plenário 2 para debater a proposta. Antes do 12h, ele já havia voltado para o estado.
;Tendo em vista que ontem fomos até as 3h da manhã e também que, daqui a pouco, tem início a ordem do dia, e não nos interessa debate esvaziado aqui, estamos transferindo a reunião de hoje para terça-feira, e iniciaremos o processo de votação na quarta-feira;, anunciou o presidente. Faltam ainda 16 membros da comissão falarem, além dos líderes. Cada um deles têm direito a 15 minutos de discurso.
A greve geral, marcada para esta sexta-feira (28/4), também contribuiu para o adiamento, já que muitos deputados adiantaram os voos de volta para os estados. A decisão foi comunicada ao presidente Michel Temer e ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Sem obstáculos
Oposição e base aliada fizeram um acordo de não obstruir os trabalhos na comissão, o que significa que não deve haver esforço para prejudicar ou adiar o debate. Se o cronograma do governo for seguido, a matéria deve ir a plenário na terceira semana de maio, onde passará por duas rodadas de discussão. Em seguida, precisará ser aprovada no Senado Federal, também em dois turnos.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação