Economia

DF tem boa produtividade no campo; crise hídrica é desafio ao setor

O assunto foi tema do primeiro painel O poder do campo: panorama do setor, durante o seminário A força do agronegócio e o Distrito Federal, promovido pelo Correio

Marlla Sabino*
postado em 10/05/2017 07:17
A escassez na disponibilidade de água, as mudanças demográficas e a migração da população rural para áreas urbanas são os desafios que o setor do agronegócio vai enfrentar nos próximos anos. Hoje, o Centro-Oeste tem grande representatividade nos resultados positivos do setor agrícola brasileiro. O Distrito Federal e o Entorno apresentam as maiores médias de culturas agrícolas e índices de produtividade do país.

[SAIBAMAIS]O assunto foi tema do primeiro painel O poder do campo: panorama do setor, durante o seminário A força do agronegócio e o Distrito Federal, promovido pelo Correio. Para o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, José Guilherme Leal, a disponibilidade de água para produção agrícola e consumo urbano é um dilema a ser enfrentado. Ele afirmou que o racionamento vivenciado pela população chegou antes ao campo, com a locação de água, mas que o problema não atingiu a produção. ;Em algumas áreas da bacia do Descoberto e do Rio Preto, tivemos uma redução de plantio devido à baixa quantidade de água, mas o que foi plantado teve o mesmo aproveitamento de qualidade e produtividade;, explicou.

Leal destacou que, desde a construção da capital, houve uma preocupação e um planejamento para a produção e abastecimento da população que se deslocava para o centro do país. ;Estamos falando de uma capital que, atualmente, tem 69% do seu território rural, tem 3 milhões de habitantes, quase 400 mil hectares, cerca de 19 mil estabelecimentos rurais, que representam o maior número de pequenas propriedades da nossa região;, explicou.

O envelhecimento da população brasileira e a constante migração de jovens para centros urbanos também representa riscos à produtividade e ao desenvolvimento do setor. Celso Moretti, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, ressaltou que ;os jovens não querem ficar no campo, querem ir para a cidade;. Sobre a crise hídrica, Moretti destacou que será necessário ;equilibrar o consumo para abastecimento, produção de alimentos e produção de energia;. Ele aponta, no entanto, que tecnologias como a ;Crispr;, uma técnica de edição genética de DNA, pode revolucionar a produção de alimentos, conferindo resistência a pragas e doenças.

* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação