Economia

OCDE pretende abrir escritório no Brasil, diz Henrique Meirelles

No fim do mês passado, o governo apresentou pedido para o Brasil aderir à organização internacional de 35 países, baseada nos princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado

postado em 08/06/2017 12:19
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) pretende abrir um escritório no Brasil, informou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele disse que, de fato, a OCDE tem esse interesse. ;Nós concordamos e vamos formalizar isso rapidamente;, afirmou, após encontro com o secretário-geral da OCDE, Angél Gurría, hoje (8) em Paris.

No fim do mês passado, o governo apresentou pedido para o Brasil aderir à organização internacional de 35 países, baseada nos princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado. De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, o governo brasileiro acompanha as atividades da OCDE desde 1994 e, em 2007, foi convidado a um ;engajamento ampliado; com vistas justamente a uma possível entrada na organização.

Meirelles disse ainda que a reunião de hoje foi ;extremamente positiva; e Gurría ;expressou satisfação muito grande; com a iniciativa do Brasil de pedir para ingressar no grupo. ;A entrada na OCDE faz parte de uma agenda de modernização da economia, de adoção de padrões modernos de administração e normatização econômica;, afirmou.

;A ideia da OCDE é ser uma organização que congrega os países mais relevantes do mundo. O Brasil é hoje um desses países. Uma organização que pratica e demanda normas modernas de administração econômica, de gestão, de transparência, abertura e ética, etc. E, claramente, o Brasil se enquadra. Tudo aquilo que a OCDE propõe já estamos aplicando, faz parte da agenda de reformas do país;, acrescentou Meirelles.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação