Economia

Brasileira Natura oferece 1 bilhão de euros pela britânica The Body Shop

Compra da marca britânica está praticamente fechada com a L´Oréal. Presidente do grupo brasileiro considera o negócio passo decisivo para internacionalização da empresa

postado em 10/06/2017 08:00
Fábrica de cosméticos da Natura: companhia passará a ter presença em 70 países com a aquisição

A L;Oréal anunciou ontem negociação com o grupo Natura Cosméticos para a venda da marca britânica The Body Shop por 1 bilhão de euros. De acordo com o presidente da Natura, João Paulo Ferreira, a aquisição representa um ;passo decisivo; para a internacionalização da empresa, que passará a ter presença em 70 países. Em teleconferência com jornalistas, o executivo deu poucos detalhes sobre os planos para o negócio cuja compra está em fase de conclusão, mas avaliou que a marca vai complementar a atuação do grupo.

Além da internacionalização, Ferreira destacou como objetivos da transação a aquisição de uma marca cujo ideal de negócios converge com o da Natura. Ele mencionou aspectos quanto à crença de desenvolvimento social e sustentável. O presidente do grupo avaliou ainda que o negócio traz complementaridade de canais, com o desenvolvimento do varejo e relações com franqueados.

O objetivo da Natura é comprar 100% das ações da marca britânica e seu grupo de subsidiárias, com fechamento da operação ainda em 2017. A The Body Shop tem uma rede de 3 mil pontos de venda em aproximadamente 60 países.

Ferreira, que considerou o anúncio da negociação com a L;Oréal como ;um dia histórico; para a Natura, disse que The Body Shop continuará como uma marca independente ; assim como a australiana Aesop, comprada em 2013. A integração levará o grupo a um faturamento consolidado de R$ 11,5 bilhões, com 3,2 mil lojas. Apenas no Brasil, The Body Shop possui 133 unidades.

Aprovada pelo Conselho de Administração da L;Oréal, a proposta de aquisição da Natura está sujeita à consulta ao Conselho de Colaboradores da empresa francesa. Deve ainda passar pela aprovação de órgãos antitruste, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A etapa do Conselho de Colaboradores da L;Oréal, no entanto, é apenas consultiva, o que faz o negócio já estar em estágio considerado avançado.

Processo

A L;Oréal iniciou um processo competitivo para venda da The Body Shop no início deste ano. A rede tem enfrentado dificuldades e analistas consideram que a rentabilidade do negócio está aquém do desejável.

Questionado sobre uma necessidade de revitalização do negócio, Ferreira afirmou que a Natura ;ficou positivamente impressionada; pela força da marca e planos de fortalecimento do negócio já existentes na The Body Shop. ;Acreditamos que as raízes em comum que temos no nosso trabalho poderão adicionar ainda mais valor para esses planos (de fortalecimento);, disse Ferreira, sem dar detalhes.

A Natura afirmou que já conseguiu aprovação em bancos de uma estrutura (funding) para a aquisição da The Body Shop. Na teleconferência com jornalistas, o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da companhia, José Roberto Lettiere, disse que os recursos de financiamento serão parte em moeda estrangeira e parte em reais e que o prazo de amortização é ;bastante razoável;. Lettiere afirmou que o pagamento à L;Oréal ocorrerá de forma integral no momento do fechamento do negócio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação