Economia

Após derrota do governo no Senado, Meirelles fala em "recuperação"

Ministro da Fazenda evita falar de racha na base aliada e posta mensagens no Twitter falando de economia e de emprego, afirmando que "existem sinais de recuperação" da economia brasileira

Rosana Hessel
postado em 20/06/2017 14:18
Ministro da Fazenda evita falar de racha na base aliada e posta mensagens no Twitter falando de economia e de emprego, afirmando que
Poucos minutos após a surpreendente derrota do governo na votação da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, nesta terça-feira (20/6), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, resolveu postar no Twitter mensagens afirmando que a economia está se recuperando. Em um dos posts, ele diz que "existem sinais de recuperação" na economia.

O chefe da equipe econômica do presidente Michel Temer aproveitou também para falar sobre emprego, sinalizando uma tentativa de minimizar um fato que pode acabar com a agenda de reformas do governo em meio à crise política e as denúncias de corrupção envolvendo o chefe do Executivo e seus ministros mais próximos.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]"Como o Brasil está saindo da pior recessão da história, atividade e emprego seguem abaixo dos níveis pré-crise", afirmou Meirelles. ;Existem sinais de recuperação da agricultura, indústria, varejo e serviços, que marcam o início de uma trajetória de crescimento;, disse. "Como em todas as economias, as empresas levam algum tempo para voltarem a contratar novos trabalhadores e reduzir a taxa de desemprego", completou.

A CAS rejeitou a proposta da reforma trabalhista por 10 votos contra 9, mostrando que há um racha na base aliada. Essa proposta, na avaliação de especialistas, seria a que o presidente Temer teria mais chances de aprovar no Congresso Nacional. E, se o processo for interrompido, as chances de aprovação da reforma da Previdência, que é muito mais polêmica, diminuem, comprometendo o ajuste fiscal que vem sendo feito de forma gradual sem contar que a emenda do teto dos gastos ficará sem efeito em pouco tempo.

Não à toa, o Índice Bovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (BM), a B3, despencou 500 pontos poucos minutos após o resultado e o dólar voltou a ficar acima de R$ 3,30. Às 13h15, o Ibovespa estava em 60.979 pontos, com queda de 1,67% sobre a véspera, e a divisa norte-americana subia 1,09%, cotado a R$ 3,32 para a venda. De acordo com o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, a curva longa de juros mais longa começou a reagir a esse resultado também e já está subindo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação