Economia

Governo deve taxar importações de etanol em 17%

Objetivo é proteger a indústria nacional que não está conseguindo competir com as usinas dos Estados Unidos no mercado doméstico

Rosana Hessel
postado em 20/06/2017 20:30
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sinalizou aos deputados da Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético que o governo deverá taxar as importações de etanol em 17% como forma de proteger a indústria nacional que não está conseguindo competir com as usinas dos Estados Unidos no mercado doméstico.
;O ministro disse que essa medida deverá ser discutida na próxima reunião da Camex (Câmara de Comércio Exterior), em 4 de julho, e há chances de essa barreira tarifária, que hoje não existe, ser implementada;, afirmou, em tom otimista, o deputado Sergio Souza (PMDB-PR), que participou de uma reunião com Meirelles na tarde desta terça-feira (20/6).
Ele reconheceu que a produção recorde de etanol nos EUA fez com que o preço do produto ficasse mais competitivo do que o nacional. O deputado informou ainda que o governo também deve estudar a volta da cobrança da Cide sobre a gasolina, como forma de tornar o etanol mais barato. De quebra, ele conseguirá aumentar a arrecadação que está em queda, mas Souza não informou qual seria impacto fiscal dessas medidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação