Economia

Bolsa de Valores dispara após condenação de Lula

O Ibovespa passou a subir mais de 1% depois do anúncio da condenação do ex-presidente Lula por Sérgio Moro

Hellen Leite
postado em 12/07/2017 14:45
O Ibovespa disparou após a informação da condenação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pelo juiz federal Sérgio Moro, a nove anos e seis meses de prisão pelo crime de corrupção passiva. O índice, que estava perto da estabilidade subiu 1,14%. O dólar, ao contrário, passou a cair e fechou o dia em R$ 3,21.

[SAIBAMAIS]O indicador de desempenho da bolsa registrou a maior alta às 14h10, horário de Brasília, quando operou a 64.553 pontos. Em menos de 15 minutos, a Bolsa de Valores (B3) subiu mais de 700 pontos após o anúncio da condenação por corrupção e lavagem de dinheiro. O pregão fechou em alta de 1,57%, cotado a 64.836 pontos.

Lula condenado


O Ministério Público apontou Lula como o chefe do esquema de corrupção que desviou dinheiro da Petrobrás. Segundo o MP, teriam sido repassados ao petista R$ 3,7 milhões em propina por conta de três contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobrás. Em depoimento, o ex-presidente negou todas as acusações e afirmou que é perseguido pelo Judiciário.

É a primeira vez, desde a Constituição de 1988, que um ex-presidente é condenado criminalmente. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (12) e, na decisão, Moro permite que Lula recorra em liberdade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação