Economia

Desemprego cai, mas desocupação ainda atinge 13,3 milhões de brasileiros

A melhora vem principalmente do mercado informal

Rodolfo Costa
postado em 31/08/2017 10:17
A taxa de desemprego de 12,8% registrada no País no trimestre encerrado em julho foi a menor desde o trimestre encerrado em janeiro, quando estava em 12,6%
O mercado de trabalho continua dando sinais de reação. No trimestre encerrado em julho, a taxa de desocupação ficou em 12,8%, abaixo do patamar de 13,6% registrado nos acumulado dos três meses imediatamente anteriores, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (31/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A desaceleração da taxa foi acompanhada pela redução do número de desempregados. No trimestre encerrado em abril, eram 14 milhões à procura de emprego. Já no período acompanhado entre maio e julho, o número de desocupados recuou para 13,3 milhões.
Embora o cenário seja pouco mais favorável, analistas ainda não cravam uma recuperação plena do mercado de trabalho. A melhora vem do mercado informal, e não do formal. Na comparação entre os trimestres, o número de trabalhadores sem carteira de trabalho assinada aumentou em 468 mil. Já a população de pessoas que trabalham por conta própria subiu em 351 mil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação