IBGE: indústria criou 425 mil vagas em um trimestre; comércio criou 226 mil

No trimestre encerrado em julho, o total de ocupados no País cresceu 1,6% em relação ao trimestre terminado em abril, com a criação de 1,439 milhão de vagas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 31/08/2017 10:32

A indústria criou 425 mil postos de trabalho em um trimestre, o equivalente a um aumento de 3,7% no total de ocupados no setor. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta quinta-feira (31/8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No trimestre encerrado em julho, o total de ocupados no País cresceu 1,6% em relação ao trimestre terminado em abril, com a criação de 1,439 milhão de vagas. Outros setores que contrataram no período foram comércio, com 226 mil funcionários a mais; transporte, armazenagem e correio, com mais 82 mil; alojamento e alimentação, mais 97 mil; administração pública, defesa, seguridade social, educação e saúde, mais 592 mil novas contratações; e outros serviços, com a geração de 175 mil novos postos.

Segundo Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, o setor público foi responsável por um terço das vagas geradas em um trimestre. Após período de ajuste, os novos governos municipais fizeram contratações nas Prefeituras. "Já são os prefeitos novos contratando pessoas para as prefeituras", afirmou Azeredo.

As atividades que demitiram no trimestre encerrado em julho foram a construção (-45 mil), agricultura (-75 mil), serviços domésticos (-6 mil) e informação, comunicação e atividades financeiras (-33 mil).
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.