Economia

Imobiliárias chegam a oferecer até cinco meses de aluguel grátis

Ofertas de desconto alcançam quitinetes e salas comerciais em todo o DF

Marlla Sabino*, Andressa Paulino*
postado em 16/09/2017 08:00

'Esse dinheiro foi essencial para fazer a mudança. Ajudou não só no transporte dos móveis que eu já tinha, mas a comprar um sofá e armários', diz Havany Melo, professora

Numa tentativa de reaquecer o mercado imobiliário fraco, empresas que administram imóveis para locação fazem de tudo para convencer clientes a fecharem negócio. As imobiliárias chegam a oferecer até cinco meses de aluguel grátis aos potenciais inquilinos. As promoções valem para quitinetes e salas comerciais em diversas regiões do Distrito Federal, inclusive no Plano Piloto. Se para as empresas a tática é boa para garantir um contrato, também pode significar uma grande economia para quem consegue aproveitar as facilidades, como a professora Havany Melo, 31 anos. Ela ficará três meses sem pagar o aluguel de R$ 829 de uma quitinete na Asa Norte, o que lhe renderá uma economia de quase R$ 2.500. ;Esse dinheiro foi essencial para fazer a mudança. Ajudou não só no transporte dos móveis que eu já tinha, mas a comprar um sofá e armários;, comemorou.

Apesar de ficar livre do aluguel por algum tempo, o inquilino continua responsável pelas demais despesas: taxas condominiais, IPTU e contas de água e luz. ;Chamamos isso de período de carência. De 24 meses de contrato, por exemplo, a pessoa só paga 21. Além disso, alguns proprietários aceitam reduzir o valor cobrado por alguns imóveis para que eles não fiquem vazios;, explicou Michele Maia, assistente administrativa da Imobiliária Bougainville.

[SAIBAMAIS];O imóvel deve ser entregue em condições de ocupação, sem nenhum tipo de problema. As taxas condominiais e as contas de água e luz, por exemplo, são obrigações do inquilino. Só em casos extraordinários, despesas que agregam valor ao imóvel, como reformas no condomínio, ficam por conta do proprietário;, alertou o advogado Cláudio Sampaio, especialista em direito imobiliário. Ele observou que não há restrições jurídicas para as táticas usadas pelas empresas, que são ben-vindas em um momento com alto índice de inadimplência nas locações, e destacou que o inquilino nunca deve assinar o contrato sem entender tudo que está acertado, ainda mais em casos de promoções.

Detalhes

Na avaliação do presidente do Sindicato de Habitação do Distrito Federal (Secovi-DF), Carlos Hiram David, o ritmo de locação de imóveis residenciais já está retornando a níveis mais estáveis, mas há muitas salas comerciais vazias. ;Os prestadores de serviços, principalmente, ainda sentem a crise econômica. Por isso, há grande volume de imóveis com essas promoções. Esse é um quadro que só tende a reverter com um direcionamento melhor da economia;, apontou.

Apesar do desconto ter pesado na escolha da professora Havany, quando ela decidiu se mudar, o requisito principal era que o imóvel fosse adaptável para conciliar um local para moradia e um espaço para homeoffice. Além disso, era preciso que o condomínio aceitasse animais, já que ela tem dois gatos, e ficasse próximo à Universidade de Brasília, onde ela faz doutorado. ;Eu não tenho carro. Antes de fechar o negócio, fiz uma boa pesquisa sobre o local, em que pretendo morar por bastante tempo. Aqui foi onde encontrei o melhor custo-benefício;, contou.

De acordo com o sócio de Locação da Monumental Agência Imobiliária Alexandre Anchieta, o cliente não deve pensar apenas no preço, mas considerar todos os detalhes que podem influenciar na rotina enquanto estiver morando no imóvel escolhido. O primeiro passo, antes de assinar o contrato, é verificar pessoalmente todos os detalhes e instalações. ;É importante que seja redigido um documento listando possíveis problemas e o estado em que a casa ou apartamento foi entregue. Assim evitam-se problemas futuros;, aconselhou.

Além do imóvel, é importante conhecer a vizinhança: saber se há muito movimento, se existem escolas e comércio próximos e avaliar o custo de vida na redondeza. ;O inquilino deve ler a convenção coletiva do condomínio e se informar sobre todas as regras de boa convivência. É importante saber se o espaço aceita animais e se há alguma restrição de horário para festas ou reuniões;, afirmou.

*Estagiárias sob supervisão deOdail Figueiredo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação