Economia

Seis mais ricos do Brasil têm o mesmo patrimônio que os 100 mi mais pobres

Relatório aponta, ainda, que os brasileiros que recebem salário-mínimo levariam 19 anos para receber o equivalente a um %u201Csuper-rico%u201D em um único mês

Rodolfo Costa
postado em 25/09/2017 11:22
A camada 10% mais rica da população brasileira tem comprometida uma renda com tributos inferior em relação aos 10% mais pobresA desigualdade no Brasil é gritante. No país, os seis bilionários mais ricos detêm a mesma riqueza e patrimônio que os 100 milhões de brasileiros mais pobres. É o que aponta um estudo da Organização Não-Governamental (ONG) britânica Oxfam divulgado nesta segunda-feira (25/9). O relatório A Distância Que nos Une, Um Retrato das Desigualdades Brasileiras, aponta, ainda, que os brasileiros que recebem salário-mínimo levariam 19 anos para receber o equivalente a um ;super-rico; em um único mês.

Os dados do relatório não param por aí. Caso o ritmo de inclusão no mercado de trabalho se mantenha da mesma forma como nos últimos 20 anos, as mulheres só terão os mesmos salários que os homens em 2047. E apenas em 2086 poderá ser observado uma equiparação entre a renda média de negros e brancos. O estudo indica, também, a discrepância entre o pagamento de impostos.

A camada 10% mais rica da população brasileira tem comprometida uma renda com tributos inferior em relação aos 10% mais pobres. Enquanto a mais pobre gasta 32% de tudo o que recebe em impostos, os mais ricos pagam 21%. A diretora-executiva da Oxfam Brasil, Katia Maia, avalia que a tributação não é excessiva, mas injusta.

;A gente está abaixo da média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) [em termos de carga tributária]. Mas é uma tributação onde quem paga o pato é a classe média e as pessoas mais pobres;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação