Falha em sistema causa transtornos para contribuintes em posto da Receita

Contribuintes relatam que estão tentando, há ao menos três dias, resolver pendências no posto do Setor de Autarquias Sul e não conseguem atendimento

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postado em 01/11/2017 14:01 / atualizado em 01/11/2017 14:32

Alberto Ferreira Marques Filho

Com o sistema da Receita Federal fora do ar, várias pessoas que buscam atendimento em um dos principais postos do órgão, localizado no Setor de Autarquias Sul, relatam que estão passando por muitos transtornos nos últimos dias. Contribuintes relataram que, de 7h às 10h30 desta quarta-feira (1°/11), a falha técnica impossibilitou a emissão de senhas. De acordo com algumas pessoas ouvidas pelo Correio, o problema se repete há ao menos três dias. Somente estão sendo atendidas pessoas que fizeram o agendamento prévio via internet.

 

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O assistente social Alberto Ferreira Marques Filho, de 37 anos, disse que tenta, sem sucesso, fazer uma correção no Imposto de Renda. Ele compareceu ao posto durante dois dias. Hoje, ele deixou o local mais uma vez sem conseguir resolver a pendência. "O atendimento aqui é falho. Não há o mínimo de organização e informação para tranquilizar o cidadão e fazê-lo entender o que está acontecendo. Temos dificuldades de acesso aos mesários e eles não fazem questão nenhuma de dar satisfação", disse. O homem contou, ainda, que ontem (31/10), os servidores foram embora mais cedo.

 

Reinaldo Leoni, que é professor, perdeu três dias de trabalho por conta da espera. "Foram três dias perdidos somente por causa de uma correção de sobrenome. Isso podia ter se resolvido logo no primeiro, é frustrante", lamentou. De acordo com os entrevistados, no auge da confusão, cerca de 100 pessoas estavam no local.

 

Fotos e vídeos enviados à reportagem mostram pessoas indignadas com a espera. Em uma das imagens, uma funcionária chega para explicar que só há três computadores funcionando em todo o setor. Ela diz, ainda, que "não é comum isso acontecer, as providências já estão sendo tomadas e que isso é problema do Serpro", se referindo ao Serviço Federal de Processamento de Dados.

 

 

 

Atendimento normalizado, diz Receita

 

A Delegacia da Receita Federal informou que, às 12h, o acesso aos sistemas informatizados estava normalizado e a distribuição de senhas já estava sendo feita regularmente. A pasta esclareceu que o atendimento presencial no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) é realizado das 7h às 19h, exclusivamente mediante prévio agendamento solicitado pelo contribuinte no portal da Receita. 

 

"As senhas de atendimento distribuídas no Balcão de Informações/Senhas do CAC Brasília são exclusivamente para os serviços de protocolo de processos de pessoas físicas relativos à inscrição, alteração e regularização de CPF  não conclusivo nas entidades conveniadas ou internet, além dos casos previstos para realização do ato cadastral diretamente na RFB (falecidos e estrangeiros não residentes no Brasil), limitadas à capacidade de atendimento. Para esses serviços, as senhas são distribuídas das 7h às 18h30, com atendimento até as 19h", disse em nota.   

 

Internet 

 

Com o objetivo de oferecer celeridade nos processos e maior conforto ao contribuinte, a Receita Federal oferece vários serviços via internet, pelo Portal e-CAC e pelo site do órgão. Há também, em caso de dificuldades, o Autoatendimento Orientado, em que o usuário, por meio de um código de acesso, contará com o auxílio de um dos funcionário do CAC, em tempo real.

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