Economia

Correio Debate apontará o caminho da exportação para pequenas empresas

Evento ocorre nesta terça-feira (21) e tem inscrições gratuitas. Participam especialistas como o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e presidente da Apex Brasil, Roberto Jaguaribe

postado em 20/11/2017 10:21
O presidente da Apex Brasil, Roberto Jaguaribe, abrirá os trabalhos
Pequenos empreendimentos enfrentam maiores desafios do que grandes companhias para vender seus produtos no exterior. Ao mesmo tempo, têm oportunidades inéditas nessa área. Discutir o tema é objetivo do Correio Debate ; Pequenas e Médias Empresas: o caminho para a exportação, que ocorre amanhã na sede do Correio Braziliense, a partir de 14h. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site do evento.

O evento contará com a presença do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. O presidente da Apex Brasil, Roberto Jaguaribe, abrirá os trabalhos. O primeiro painel vai traçar um panorama atual do comércio exterior no país, com palestras de José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB); de Herlon Alves Brandão, diretor do Departamento de Estatística de Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento (MDIC); e de Marília Castañon, da GBI Consultoria Internacional.

Ampliar a fatia de pequenas empresas no mercado externo é importante pelos efeitos positivos que esse movimento teria na economia do país, destaca Marília. ;Não é só uma questão de resultado comercial. É mais relevante pela geração de empregos;. Ela pretende destacar os conceitos do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), que incentiva empresas voltadas ao exterior, eliminando redundâncias no governo.

Burocracia e falta de infraestrutura


O segundo painel vai expor alguns dos entraves para a internacionalização de pequenas e médias empresas, como a burocracia e a falta de infraestrutura, de logística e de suporte tecnológico. Estão confirmados Guilherme Afif Domingos, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior, Lia Valls, professora de comércio exterior da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na terceira parte, estarão Paulo Guimarães, da área de comércio exterior do Banco do Brasil; Marcelo de Figueiredo Alves, chefe da área de Exportações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e Oto Barreto Silva, sócio da Engenho Sanhaçu. O ministro Aloysio Nunes falará no encerramento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação