Economia

Black Friday nos supermercados foi pouco sentida pelos consumidores

Promoção esperada no feriado de descontos não foi expressiva

Andressa Paulino*
postado em 25/11/2017 08:00
A expectativa dos consumidores de que conseguiriam promoções nos supermercados neste período de Black Friday se frustrou. É o caso do militar Marcelo José da Conceição, 44 anos. ;Mesmo os mercados anunciando descontos, eu não notei diferença nos preços;, comentou. Para ele, que vai ao mercado frequentemente, os valores se mantiveram neste período da tão anunciada liquidação.

Segundo o educador financeiro Bruno Chacon, o período não foi o que o consumidor esperava. ;Os clientes estavam na expectativa de quedas mais significativas e, como já vinham pesquisando, não sentiram vantagem, neste período, que valesse a pena gastar;, comentou. ;É por isso que temos que acompanhar sempre os valores dos produtos. Isso evita que se compre, achando que teve algum benefício, mesmo que o preço se tenha mantido;, acrescentou.

[SAIBAMAIS]A dona de casa Manuela Andrade, 43, não comemora, mas conseguiu algumas mercadorias com valores melhores do que o habitual. Como semanalmente ela vai ao mercado, pôde constatar que alguns produtos supérfluos, como ketchup e sucos estavam mais baratos. Produtos natalinos também tiveram queda expressiva, segundo a dona de casa. ;Acho que essas promoções foram direcionadas às festas natalinas, porque itens como panetone, vinhos e uva-passa estão com preços mais acessíveis;, disse.

De acordo com Chacon, mesmo encontrando itens mais em conta, estocar alimentos não é aconselhável. ;No mercado, é importante que o consumidor não ceda ao impulso de levar quantidades demasiadas; comentou. ;Antes de comprar, é preciso verificar o prazo de validade, pois pode haver perda e, o que seria uma economia acaba sendo desperdício;, acrescentou.

tabela preços supermercado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação