Economia

Entra em vigor MP do PIS que amplia saque para 12 milhões de trabalhadores

Os correntistas da Caixa e do BB terão o dinheiro depositado em conta, sem necessidade de comparecer às agências

Bruno Santa Rita*
postado em 06/01/2018 08:00
Entra em vigor hoje a medida provisória (MP 813/2017) que amplia o saque de cotistas do PIS e do Pasep a pessoas a partir de 60 anos cadastrados nos fundos até 4 de outubro de 1988. A expectativa é que a medida beneficie 12,5 milhões de trabalhadores e injete R$ 26,6 bilhões na economia.

[SAIBAMAIS]Como na MP que reduziu a idade de saque de 70 para 65 anos para homens e 62 mulheres, a atual permite que o saque seja feito por dependentes e herdeiros dos titulares, mesmo que não tenham conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, que administram os recursos. Desde que o governo autorizou a retirada para cadastrados com menos de 70 anos, a partir de outubro, já foram sacados R$ 2,2 bilhões.



O cronograma de retiradas para esta nova faixa etária vai ser divulgado na próxima segunda-feira. Os correntistas da Caixa e do BB terão o dinheiro depositado em conta, sem necessidade de comparecer às agências. Os demais precisarão ir ao banco com documento de identidade e número do PIS ou Pasep.

O professor da Universidade de Brasília (UnB) Newton Marques considera positiva toda medida que estimule a economia. ;Sempre que há uma liberação como essa, as perspectivas de aumento de consumo surgem;, disse.

Marques recomenda que o dinheiro seja usado para reduzir o endividamento. ;A primeira coisa que as pessoas deveriam fazer era abater as dívidas;, disse.

* Estagiário sob supervisão de Rozane Oliveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação