Economia

Reino Unido tem interesse em livre comércio com Mercosul, diz Meirelles

Meirelles disse que ocorreram conversas iniciais sobre um possível acordo de livre comércio, "que poderá ser efetuado depois do Brexit"

Hamilton Ferrari
postado em 22/01/2018 15:46
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se encontrou com o ministro de Finanças do Reino Unido, Philip Hammond

Em entrevistas a jornalistas em Londres, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles declarou que o Reino Unido tem interesse na abertura de mercado com o Mercosul. Após encontro com o ministro de Finanças do Reino Unido, Philip Hammond, ele declarou que o país europeu está ;otimista; com o Brasil.

Meirelles disse que ocorreram conversas iniciais sobre um possível acordo de livre comércio, ;que poderá ser efetuado depois do Brexit;. ;A negociação, formalmente, será com o Mercosul e Reino Unido, porque há um interesse maior ainda [do que só com o Brasil;. disse. A entrevista ocorreu na residência do embaixador, em Londres.

Leia as últimas notícias de Economia

[SAIBAMAIS]Ele apontou ainda que Hammond já tinha ficado muito ;motivado; e ;encorajado; na reunião que teve no Brasil e que isso é ;resultado de tudo aquilo que vem acontecendo no país.; Meirelles reafirmou ainda que espera que a reforma da Previdência Social seja aprovada em fevereiro na Câmara dos Deputados.

;O que se discute não é se haverá, mas quando haverá [a reforma]. Idealmente, agora. Que será feita, não tem dúvida, porque a situação atual é que a evolução das despesas e do déficit da Previdência não é sustentável a médio e longo prazo;, alegou.

Julgamento


Sobre o julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o ministro declarou que não tem ;olhado com foco;, mas avaliou que seria bom que ele disputasse as eleições de 2018. ;Do ponto de vista político seria bom se ele disputasse, mas do ponto de vista jurídico é outra história;, avaliou. ;Politicamente, quanto mais candidatos, melhor. Não só ele, como qualquer um;, completou.

O petista será julgado na quarta-feira pelo Tribunal Regional Federal da 4; Região, em Porto Alegre, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Meirelles é um dos nomes cotados para o cargo de presidente da República. Apesar de baixo apoio popular, ele é o favorito do mercado na disputa ao Palácio do Planalto.

Perguntado por jornalistas se ele seria ser candidato, Meirelles novamente afirmou que tomará a decisão no final de março ou início do Brasil. ;Eu, de fato, penso que a grande tendência é que o Brasil prossiga nessa linha [de reformas], portanto, que seja eleito um presidente que seja comprometido com o processo;, afirmou.

Crise na Caixa


Meirelles também comentou as dificuldades financeiras da Caixa, que precisa de maior capitalização para não descumprir a regra de Basiléia III. Na semana passada, o Executivo barrou a medida que permitia o banco retirar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

;O processo está correndo normalmente. O novo estatuto foi aprovado, movimento muito importante, porque estabelece regras claras e transparentes para escolha de dirigentes da Caixa;, apontou. Também na última semana, quatro vice-presidentes da estatal foram afastados por suspeita de corrupção.

O ministro apontou que o governo está estudando outras medidas para capitalizar o banco, mas não entrou em detalhes. ;Há diversas alternativas;, defendeu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação