Economia

Etapa como ministro da Fazenda está "cumprida", diz Meirelles

Com a não aprovação da reforma da Previdência Social, o ministro apontou que o governo tem que compensar os gastos em 2017, realizando cortes proporcionais no Orçamento

Hamilton Ferrari
postado em 22/02/2018 16:30
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, na tarde desta quinta (22/2), que sua etapa como comandante da pasta está cumprida. Ele se diz contemplado com a possibilidade de candidatura à Presidência da República. A declaração foi dada durante entrevista à rádio Itatiaia.

Meirelles declarou, porém, que só vai tomar a decisão no início de abril. ;Eu acho que essa etapa como ministro da Fazenda é uma etapa cumprida, como eu tive lá atrás também, quando fui oito anos presidente do Banco Central;, disse. ;Estamos agora contemplando essa nova etapa de uma possível candidatura à Presidência da República;, completou.

Ele reforçou o que vem dizendo nas últimas entrevistas de que está focado na pasta, mas ressaltou que, em 40 dias, estará tomando a decisão.


Previdência

Com a não aprovação da reforma da Previdência Social, o ministro apontou que o governo tem que compensar os gastos em 2017, realizando cortes proporcionais no Orçamento. Apesar disso, Meirelles afirmou que os números não fecham e que o governo vai ter dificuldades para elaborar o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do ano que vem.

O próximo presidente corre o risco de assumir o mandato com um processo de impeachment. Em 2019, o governo não deve ter condições de cumprir a regra de ouro, que é uma lei de responsabilidade fiscal.
A legislação impede que o governo emita dívidas para pagar despesas correntes, como o pagamento de servidores públicos e benefícios previdenciários. O PLOA precisa ser mandado até 31 de agosto.

Meirelles disse ainda que o Banco Central (BC) precisa ter autonomia. A medida faz parte dos 15 itens divulgados pela equipe econômica como prioridade para o restante do mandato. ;A ideia é que um BC autônomo, com condições de implementar sua política de forma independente tem muito mais credibilidade e consegue controlar a inflação de forma mais eficaz;, contou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação