Economia

Caixa Econômica abre novo programa de demissão voluntária

Prazo de adesão começa amanhã e termina em 5 de março. Expectativa do banco é economizar R$ 500 milhões por ano, a partir de dezembro de 2018

Rosana Hessel
postado em 22/02/2018 19:07
CEF
A Caixa Econômica Federal abriu um novo Programa de Desligamento de Empregado (PDE). O prazo de adesão começa a partir de amanhã (23/02) e termina em 5 de março. ;O objetivo do PDE é ajustar a estrutura ao cenário competitivo e econômico atual, buscando mais eficiência do banco. O incentivo financeiro será oferecido aos empregados que desejarem se desligar da empresa e que se enquadrem nas regras do Programa;, informou o banco em nota divulgada nesta quinta-feira (22/02).

[SAIBAMAIS] Em 2017, a instituição realizou dos programas de desligamento de funcionários. Neste novo, podem aderir ao PDE os empregados com as seguintes características: aposentados pelo INSS até a data de desligamento, sem exigência de tempo mínimo de efetivo exercício na Caixa, ou aptos a se aposentarem pelo INSS até 31/12/2018, também sem exigência de tempo. Também podem ser incluídos no Programa trabalhadores com, no mínimo, 15 anos de trabalho na instituição, no contrato de trabalho vigente, até a data de desligamento. Quem possui adicional de incorporação de função de confiança/cargo em comissão/função gratificada até a data de desligamento, também sem exigência de tempo na Caixa são elegíveis ao PDE.

O incentivo financeiro, de caráter indenizatório, será equivalente a 9,8 remunerações base do empregado, considerando como referência a data de 31/01/2018, e pago em parcela única, sem incidência de Imposto de Renda e sem recolhimento de encargos sociais, conforme o comunicado da Caixa.

O limite máximo de desligamentos para o Programa está fixado em 2.964 empregados e obedecerá o orçamento aprovado e, caso o banco atinja o número máximo de desligamentos, a expectativa é de economia de aproximadamente R$ 500 milhões ao ano a partir de dezembro de 2018.

De acordo com a nota da Caixa, os empregados optantes ao Saúde Caixa que se aposentarem até 31/12/2018 e aderirem ao PDE terão a manutenção do plano. Os demais casos terão a manutenção do plano por 24 meses sem a possibilidade de prorrogação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação