Economia

Temer, acompanhado de ministros, lança programa 'Internet para todos'

As despesas com energia elétrica serão de responsabilidade dos municípios, mas os custos com instalação serão cobertos pelo governo federal

Alessandra Azevedo
postado em 12/03/2018 17:31
Com a presença de sete ministros e 2,4 mil prefeitos, o presidente Michel Temer lançou, na tarde desta segunda-feira (12/3), o programa Internet Para Todos. Os termos de adesão foram firmados em cerimônia no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O objetivo é atender a demanda de municípios que ainda têm baixa adesão à internet banda larga, o que deve beneficiar, pelos cálculos do governo, cerca de 40 mil localidades como escolas públicas, hospitais e postos de saúde.

A velocidade da internet será "até 40 vezes superior ao que existe hoje", segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Para o usuário, o preço será inferior ao cobrado atualmente, "na ordem de um terço". Para fazer a conexão, o governo investiu R$ 3 bilhões no Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que tem vida útil de 18 anos.

As despesas com energia elétrica serão de responsabilidade dos municípios, mas os custos com instalação serão cobertos pelo governo federal. "O custo para as prefeituras (para a adesão) é zero. O governo federal que chega lá, coloca a antena, que tem uma conectividade no raio mínimo de 1,5 km, e imediatamente a conectividade está implantada", explicou Kassab.

As antenas começarão a ser instaladas em maio, e a expectativa do governo é que sejam instaladas 200 por dia. Até segunda-feira, 2.766 municípios já estavam aptos a recebê-las e outros 330 manifestaram interesse. "O governo agora começa a procurar as prefeituras e estudar os pontos apontados nos contratos para que em maio e ao longo do ano possamos estar implantando os equipamentos", disse o ministro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação