Economia

Meirelles no Twitter: de cachorrinhos à proposta de governo

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi à sede do Twitter no Brasil para responder as perguntas dos internautas. O questionário estava marcado para começar às 10h30, mas ele chegou por volta de 11h40 no local

Hamilton Ferrari
postado em 14/03/2018 14:15
O ministro Henrique Meirelles afirmou, em São Paulo, que a reforma da Previdência é fundamental para
Com a hashtag #PergunteAoMeirelles. Com tom de candidato, ele respondeu sobre as mais diversas perguntas: privatização, segurança no Rio de Janeiro, educação, juros e outras questões. Confira as perguntas:

@NinoMayer_: Como executivo brasileiro de sucesso, qual conselho você daria a um jovem que está começando a carreira profissional?


A primeira coisa é o jovem escolher fazer o que gosta. É importante a dedicação e o entusiasmo. Em segundo lugar, foco no resultado. Isso é muito importante que cada um de nós tenha uma atenção muito focada naquilo que realmente interessa. Isto é, definimos o que se espera, qual o resultado esperado. E, finalmente, aprender o máximo possível, estar preparado para ouvir e trabalhar duro.

@DRFlorianovitz: Dias atrás foi divulgado o relatório do Banco Mundial q estima tirar 6 milhões de brasileiros da pobreza, criar empregos e incrementar as exportações, caso o Brasil abrisse a economia. Como o sr. interpreta esses dados e como, na prática, tornar isso possível?


Para que o Brasil possa de fato crescer tirar milhões de pessoas da pobreza, além do equilíbrio da economia, controle das despesas públicas e da inflação, é necessário, de fato, abrir a economia. Para isso, nós estamos acelerando as negociações com a União Européia para fazer um tratado de livre comércio com a Europa. Vai facilitar as exportações brasileiras e a importação de produtos-base para serem utilizados pela indústria brasileira.
Também, já estamos aproximando do Transpacífico, da aliança, e já iniciamos conversações com o Reino Unido para iniciar um tratado logo após da saída do Reino Unido da União Europeia. Em resumo, estamos trabalhando nessa direção e é possível, sim, abrir a economia.

@Rafaelmoneywize: Os juros vão continuar caindo, ministro?


Isso vai depender do comportamento da inflação e é uma decisão do Banco Central, que é autônoma na sua tomada de decisão. Mas é importante dizer que o juro brasileiro, definido pelo Banco Central, é o mais baixo da história, e, no devido tempo, isso começa a aparecer nos juros de crédito que vão caindo paulatinamente daqui para frente. Em resumo, o custo do crédito, os juros do crédito devem continuar caindo daqui para frente.

@jhgborges: O que o leva, sinceramente, a ser candidato à presidente? Acredita mesmo que pode mudar o país? Como conseguir cortar gastos federais inúteis?


Já estamos mudando o país. Quando assumimos, o brasil vivia e estava na maior recessão da história com alto desemprego e inflação elevada. Mais de 10% de inflação e uma queda de produto enorme e o desemprego estratosférico. Agora, o país está crescendo, inflação está controlada e estamos criando 2,5 milhões de novos empregos este ano.
É possível, sim, cortar gastos federais inúteis e, para isso, propusemos e foi aprovada uma Emenda Constitucional que limita o crescimento dos gastos públicos, menos do que o crescimento médio do produto. Portanto, isso já está limitado e, portanto, já estamos, sim, mudando o país.

@ClaudiaBMenezes: O senhor vai ser mesmo candidato? Se for, tem meu voto!


Eu até o início de abril vou tomar uma decisão se sou ou não candidato à presidência da República. Até lá estou totalmente concentrado no trabalho de ministro da Fazenda e colocar o Brasil na rota do crescimento, da criação de emprego, do controle fiscal e da estabilidade econômica. E, de qualquer maneira, muito obrigado pelo seu apoio e pelo seu voto, caso eu seja candidato.

@sirmonteiro: Presiden; Digo, ministro Meirelles. Devemos esperar por mais privatizações antes do próximo mandato presidencial?


Sim. Nós estamo propondo a privatização da Eletrobras para repetir no país o que já foi feito com a privatização da Telebras. Todos se lembram, principalmente nas grandes cidades, numa época que não tinha linha telefônica, a não ser que se comprasse de uma outra pessoa e custasse uma fortuna. Linha telefônica no Brasil chegou a valer o equivalente a milhões de dólares, porque não existia disponibilidade de linha. Hoje a linha não custa nada, só paga pelo uso, o que é como deve ser. Isto porque foi privatizada no sistema. Isto está sendo feito agora, está sendo proposto com a Eletrobras e portanto nós vamos ter energia mais barata, maior capitalização do sistema e maior disponibilidade para todos.

@victebrito: Como ganhar votos com propostas corretas, mas possivelmente impopulares, sem mentir ou prometer absurdos em campanha?


Nós temos que definir o que é medida popular e medida populista. Medida popular é aquela que funciona na economia que gera crescimento e emprego. Medidas populistas são aquelas que a medida visa ganhar simpatia no primeiro momento, que tendem a falhar e fracassar em seguida. Portanto, é importante tomar medidas que não sejam populistas, não sejam oportunistas, mas que gerem crescimento da economia, inflação baixa e emprego e produção em alta. Isso, sim, merece e é levado em conta pela população, que, de fato, é o que interessa para cada um: emprego e inflação baixa.

@botts1974: Durante o governo Dilma, o Banco Central fazia seguidas intervenções no mercado de câmbio (dólar) para influenciar a sua cotação. Tais medidas, se revelam, quase sempre, inócuas. Qual seria sua política quanto a isso? Intervir ou não?


A intervenção no mercado de câmbio visando controlar cotações da moeda tem se mostrado, não só no Brasil, mas em outros países, ineficiente. Existem hoje várias tentativas de tabelamento do valor da moeda em relação às demais, seja no Brasil, que se prevaleceu no final da década de 90 e gerou a crise cambial no início de 99 no Brasil, mas nós tivemos também em outros países que abandonaram exatamente este processo de tentar controlar o câmbio. Um país vizinho nosso chegou até a estabelecer isso por lei. Isso não funciona.
O Banco Central pode agir no mercado de câmbio com duas finalidades apenas: ou intervir em processo de falta de liquidez, ou para acumular reserva.

@ale300carvalho: 1 - O senhor não acha a carga tributária demasiadamente alta no Brasil? 2 - Os privilégios dos políticos e ;autoridades; não deveria acabar? Afinal, são servidores. Não celebridades.


A maneira de diminuir a carga tributária no Brasil é cortar despesas. Estamos conseguindo isso com a imposição de um teto para o aumento dos gastos públicos, que é menor do que o crescimento esperado do produto brasileiro nos próximos anos.
Além disso, existe uma série de reformas, como, por exemplo, a lei da previdência que elimina os privilégios, e faz com que todos estejam dentro do mesmo regime de aposentadoria. Portanto, é fundamental, sim, eliminação de privilégios e cortar despesas ao mesmo tempo para diminuir a carga tributária paga pelos brasileiros.

@Otavio_TI: Numa possível candidatura sua à Presidência da República, qual sua ideia para colocar a Educação nos trilhos? Na minha concepção, seria o primeiríssimo ponto a ser atacado pelo próximo governo e para os próximos 20-30 anos?

Em primeiro lugar, estamos já implementando a reforma do ensino médio que visa, exatamente, melhorar a educação brasileira em termos de ensino básico e médio. Agora, estamos fazendo a reforma do FIES para melhorar o financiamento para aquelas pessoas que não tem condições de pagar as universidades. E, além disso, é importante mudar o sistema. Isto é, medir o desempenho de professores e alunos, esse é o ponto fundamental seguindo aqueles países que tiveram sucesso educacional.

@sirmonteiro: Como você poderia sugerir melhorar a segurança no estado do Rio de Janeiro?


A primeira coisa é, exatamente, o reforço do policiamento, melhor equipamento e treinamento de policiais, o uso de forças federais, se necessário. Em resumo, no primeiro momento é necessário controlar, é necessário punir o crime. No segundo momento, é muito importante nós trabalharmos com educação, para educar os jovens, propiciar emprego para estes jovens e também esporte, saúde, lazer. Nós precisamos dar ocupação e ocupação produtiva a todos para que não sejam atraídos por atividades criminosas.

@dioobr: sr. ministro, o que ainda falta para uma reforma tributária? Vontade política?


Até hoje, faltou vontade política para enfrentar o problema. Porque isso envolve, em primeiro lugar, uma mudança na tributação federal e, agora, estamos tendo essa vontade política. Estamos propondo, agora, reforma, inicialmente, do PIS-Cofins, que é fundamental, porque afeta todas as empresas e todos os produtos que são consumidos no Brasil. Em seguida, a questão de impostos estaduais e outros impostos federais. Em resumo, existe agora a decisão política e está sendo feita, já está sendo proposta ao Congresso Nacional e vamos em frente agora com a reforma tributária.

@JeffeSantos : Qual o seu maior legado nessa passagem pelo Ministério da Fazenda?


O meu maior legado é exatamente enfrentar os problemas fundamentais da economia brasileira e resolvê-los. Em primeiro lugar, enfrentando os gastos públicos, o governo apresentou e foi aprovado pelo Congresso Nacional a limitação do crescimento de gastos, fazendo as reformas fundamentais, propondo a reforma da Previdência e trabalhando com outros ministérios no sentido de aumentar os investimentos em infraestrutura e reformar a educação brasileira. Em resumo, enfrentando as causas básicas dos problemas brasileiros.

@AnaLuciaBnu: A tecnologia tem mudado o mercado de trabalho de forma contundente. O que o governo pode fazer para proteger os empregos?


A melhor maneira de proteger emprego e criar mais empregos. Isto é, as empresas mesmo que está tendo mudanças tecnológica, elas têm que estar crescendo, têm que estar contratando mais gente, porque as vendas estão crescendo, o país está progredindo, os profissionais liberais tendo maior demanda pelo seu trabalho e os empreendedores tendo oportunidade de fundar suas companhias e crescer. Portanto, esse é o caminho, criar políticas que gerem crescimento, emprego e inflação baixa, como estamos fazendo.


@dioobr: Sr. ministro, não seria mais lógico diminuir a carga tributário como forma de aumentar o poder de compra do brasileiro, o que consequentemente geraria maior movimentação financeira e mais receita para o estado?


Sim. Mas para diminuir a carga tributária é importante diminuir as despesas, porque, senão, se as despesas continuam a crescer, diminuindo impostos, nós teremos que aumentar a dívida pública, o que leva aumento de juros, aumento da inflação. Portanto, é fundamental o corte de despesas e, portanto, as reformas fundamentais que estão sendo implementadas no Brasil e aquelas em discussão no Congresso Nacional.

@Dread_Joseph: Qual será a prioridade do seu Governo, caso seja eleito presidente do Brasil?


A primeira prioridade é garantir emprego aos brasileiros. Para isso, é necessário uma economia crescendo, numa política econômica bem sucedida. Em segundo lugar, uma inflação baixa, para que o salário não seja corroído ao longo do tempo. Depois, um uso competente dos recursos públicos, garantindo melhor saúde, melhor educação e mais segurança para a população. E, finalmente, transporte, infraestrutura, energia mais barata e mais disponível. Em resumo, um país que forneça melhor condições de vida para o seus cidadãos.

@carlos_amoedopa: Como é ser o candidato certo no país errado?


Nós precisamos transformar o Brasil num país certo. Exatamente fazendo com que, em primeiro lugar, os brasileiros se orgulhem do país. E isso está a caminho e vamos chegar lá. Nós precisamos de ter governos que, não só, coloquem o país crescendo, prestando um bom serviço à população, mas que tenha um comportamento ético, uma carreira de integridade e que deem confiança aos brasileiros pela competência e honestidade. Em resumo, o Brasil precisa inspirar orgulho a todos os brasileiros.

@TheInterceptBr: O senhor gosta dos seus memes?


Humor é fundamental na vida e também na vida pública. É uma forma de muitas vezes se transmitir mensagens importantes de forma simples e bem humorada. Evidentemente, vivemos numa democracia. Nem todos são certos ou corretos, eu concordo, mas isso não é o ponto, a democracia pressupõe o direito à todos de se exprimir. E o bom humor, sempre importante.

@TaiseMuller: Via a foto do seu cachorro no Instagram. Qual o nome dele?


Eu tenho cinco cachorros. Gosto de todos. A mãe e quatro filhos. A que apareceu no Instagram foi a filha mais velha. E é uma farra. A trica. Eu acho que o cachorro é um movimento e uma presença afetiva que faz muito bem a todos. Eu aconselho.

Meirelles tem a intenção de ser presidente da República. Sem apoio no PSD, partido que é filiado, estuda uma vinculação com o PMDB. Por enquanto, a candidatura do governo não foi definida. O ministro afirmou, em várias ocasiões, que vai definir se vai participar do pleito até 7 de abril, quando encerra o prazo para a filiação partidária. Caso seja candidato nas Eleições deste ano, Meirelles terá que deixar o Ministério da Fazenda em abril. Até lá, o ministro garante que sua atenção está totalmente concentrada na economia brasileira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação