Economia

Atividade econômica encolhe 0,56% em janeiro, segundo o Banco Central

Apesar da retração, mediana das expectativas do mercado para inflação também cai e passa de 3,67% para 3,63%

Antonio Temóteo
postado em 19/03/2018 09:52
Apenas as vendas do varejo tiveram expansão no primeiro mês do ano
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou queda de 0,56% em janeiro de 2018 em relação a dezembro de 2017. A retração já era esperada pelo mercado, diante dos resultados negativos da produção industrial e do setor de serviços. Apenas as vendas do varejo tiveram expansão no primeiro mês do ano.

Apesar da retração, nos últimos 12 meses encerrados em janeiro, o IBC-Br acumula alta de 1,2%. As surpresas negativas nos principais indicadores que avaliam o nível de atividade no país levaram os economistas a revisar as projeções para o crescimento. Dados do boletim Focus mostram que a mediana das expectativas do mercado para o Produto Interno Bruto (PIB) diminuiu de 2,87% para 2,83%.

Essa é a segunda revisão consecutiva. Apesar disso, os analistas voltaram a revisar as expectativas para a inflação. A mediana das projeções aponta que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terminará o ano em 3,63%. Na semana anterior, a estimativa era de 3,67%. Essa é sétima queda consecutiva.

Além disso, o mercado continua a acreditar que o BC cortará os juros em 0,25 ponto percentual e levar a Selic para 6,5% ao ano na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que começa amanhã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação