Economia

Operador quer manter expansão e trazer novos tipos de lojas da Starbucks

Em 12 anos de Brasil, a Starbucks abriu 113 cafeterias, todas em São Paulo e no Rio

Agência Estado
postado em 20/03/2018 10:02
Desde janeiro de 2017, quando anunciou o objetivo de ultrapassar a barreira das 300 unidades, a Starbucks só abriu dez lojas

Após oito anos sob comando da matriz, a Starbucks Brasil voltou a ter operação terceirizada no País. A empresa de administração de restaurantes South Rock, estabelecida no País, mas comandada por americanos, anunciou a compra do direito de licenciar a marca no Brasil na semana passada. Em entrevista ao ;Estado;, o fundador da South Rock, Ken Pope, disse que a companhia já começou a trabalhar na operação, que deverá ganhar novos formatos de loja por aqui. A meta de triplicar a rede, anunciada pela Starbucks no fim de 2016, deverá ser mantida pelo novo parceiro.

Em 12 anos de Brasil, a Starbucks abriu 113 cafeterias, todas em São Paulo e no Rio. Segundo fontes do setor de restaurantes, a expansão ficou aquém do que se esperava. A rede foi trazida ao País pela empresária Maria Luísa Rodenbeck, que ajudou a montar, ao lado do marido Peter, as operações do McDonald;s e do Outback Maria Luísa morreu num acidente de carro em 2007. A família Rodenbeck ainda tocou o negócio por algum tempo, mas ele acabou voltando à matriz em 2010.

Embora Pope não fale diretamente sobre as expectativas de aberturas de lojas, outras fontes ligadas à South Rock afirmaram que a meta anunciada pela Starbucks há cerca de um ano - a de triplicar o tamanho do negócio - está mantida. Para cumprir essa meta, porém, os novos donos terão de acelerar a expansão de uma forma que a matriz não conseguiu fazer. Desde janeiro de 2017, quando anunciou o objetivo de ultrapassar a barreira das 300 unidades, a Starbucks só abriu dez lojas.

Outra promessa não cumprida que os novos donos deverão agora levar a cabo é a de expandir a operação para outras regiões. Segundo Pope, o principal alvo são as capitais de outros Estados

O executivo diz também que pretende trazer novos formatos de cafeterias ao País - até o "premium", com design diferenciado e espaço para torrefação para café, poderia entrar nos planos. Outros ajustes planejados são a adição de design brasileiro às lojas e a correção do cardápio de comidas da rede.

Com o licenciamento da Starbucks, a South Rock ganha musculatura Até agora, a operação se resumia a algumas marcas de restaurantes e cafeterias em aeroportos. Antes de fundar a South Rock, Pope, 33 anos, ajudou a montar o portfólio da Laço Management, que inclui o supermercado St. Marché, Gendai e China-in-Box. Já na South Rock, Pope tentou comprar fatia majoritária do St. Marché, mas foi vencido pelo fundo americano Catterton.

Local x global

Para Sérgio Molinari, da Food Consulting, o retorno da operação da Starbucks a um parceiro local pode ser sinal de que a matriz, acostumada a expansões bastante agressivas, tenha preferido concentrar forças em países de maior potencial do que o Brasil atual.

O especialista pondera também que empresários brasileiros costumam ter mais sucesso no setor de restaurantes do que as multinacionais - ele lembra que redes como McDonald;s e Outback tiveram seu primeiro ciclo de crescimento por aqui ao terceirizar a operação. Molinari lembra que, recentemente, a Starbucks não foi a única a decidir atrair um operador local: o empresário Carlos Wizard Martins, ex-proprietário da rede de idiomas Wizard, anunciou a aquisição da Pizza Hut e da KFC no País, no início de janeiro.

Preste atenção

1.Concentração: A operação da Starbucks, após 12 anos de Brasil ainda está concentrada em São Paulo e no Rio, com 113 unidades no total.

2.Aquém do esperado: No fim de 2016, a empresa anunciou meta de abrir mais de 200 lojas em três anos; desde então, no entanto, inaugurou apenas dez.

3.Desafios: Segundo Sérgio Molinari, da Food Consulting, a discreta melhora da economia esperada nos próximos anos poderá limitar o potencial de redes de apelo "premium", como a Starbucks. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação