oferecimento

Banco cobra até 4,59% para antecipar Imposto de Renda

O custo geral fica bem abaixo da média das linhas bancárias a pessoas físicas em fevereiro, em torno de 7,7% mensais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/03/2016 06:00

A Caixa Econômica Federal juntou-se ao grupo de instituições financeiras que abriram crédito para antecipar a restituição de Imposto de Renda (IR) dos correntistas. O Banco do Brasil, que fez o anúncio no início do mês, informou um aumento de 10% no valor disponibilizado no ano passado, e agora terá até R$ 600 milhões para essa linha.

Os demais bancos não divulgaram valores. Apenas que vão liberar os empréstimos de acordo com a demanda da clientela. As taxas de juros variam de 2,25% (mínima do BB) a 4,59% (máxima do Santander), ao mês, entre os que informaram.

O custo geral fica bem abaixo da média das linhas bancárias a pessoas físicas em fevereiro, em torno de 7,7% mensais, de acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Atrativo

Para analistas, esse crédito pode até ser atrativo para contribuintes com dívidas mais caras. Eles lembram, no entanto, que é bom uma avaliação mais aprofundada, tendo em vista que a restituição do IR vem corrigida pela taxa básica de juros Selic, que está em 14,25% ao ano, ou seja, com correção bem inferior ao custo do dinheiro dessa linha.

Leia mais em Economia

A Caixa, que não informou o valor a ser disponibilizado, explicou, em nota, que a linha de crédito pode ser tomada em até 75% do valor da restituição apresentada na declaração de IR enviada à Receita Federal, limitado a R$ 30 mil. A taxa de juros será de 2,82% ao mês, para quitação até dezembro deste ano.

 

O Banco de Brasília (BRB) anunciou que, como nos anos anteriores, o cliente que apontou o banco como endereço para a devolução do imposto vai pagar até 3,35% ao mês. A antecipação poderá ser liberada nos caixas de autoatendimento, sendo que a cobrança dos juros será proporcional ao tempo de uso da linha.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.