oferecimento

Aluno da UDF tira dúvidas e faz declarações de IR gratuitas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/03/2016 15:41 / atualizado em 23/03/2016 16:48

Uma parceria a serviço da comunidade. Supervisionados por professores, e com o suporte de técnicos da Receita Federal, alunos do curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), estão ajudando a população a tirar dúvidas, e até a preencher a declaração do Imposto de Renda 2016.

O atendimento já está em curso, por enquanto com a distribuição de apenas 12 senhas, por ordem de chegada. Às terças e quintas-feiras, no horário das 18h30 às 19h15. Isso até o próximo 8 de abril. De 11 até o dia 29 de abril, quando termina o prazo para entrega da declaração, o serviço será ofertado de segunda-feira a sexta-feira, sempre no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do UDF (NAF).

Para ter direito à consultoria, o contribuinte vai precisar levar a seguinte documentação: informe de rendimentos fornecido pela fonte pagadora; informe de rendimentos do cônjuge e dependentes, se a declaração for feita em conjunto; número do CPF dos dependentes; informe dos saldos bancários, posição em 31/12/2015; informe de rendimentos das aplicações financeiras (poupança, prazo fixo, CDB/RDB, etc.), posição em 31/12/2015; declaração de Imposto de Renda transmitida em 2015 (papel ou pendrive) com o respectivo recibo de entrega à RFB; recibos de pagamentos (ou notas fiscais) a médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde etc.; recibos de pagamentos dos gastos com educação (universidade, escolas etc.), do titular e dependentes; pensão alimentícia judicial paga no ano (relacionar o valor pago e os dados do beneficiário com CPF); comprovante de compra (e/ou pagamento durante o ano de 2015 das prestações do financiamento) de bens móveis ou imóveis adquiridos no ano de 2015; comprovante de venda de bens móveis ou imóveis durante o ano de 2015; comprovantes de despesas do livro caixa (para prestadores de serviços autônomos); e comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial; comprovantes de doações para fins de incentivos fiscais (Fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais, entre outros).

Um quilo de alimentos

Em pagamento, os alunos recolhem um quilo de alimento não perecível de cada declarante, para doação entidades beneficentes do Distrito Federal. O serviço começou há nove anos, restrito a declarações de membros dos corpos docente e discentes da instituição de ensino. Aos poucos foi sendo ampliado, segundo o professor e coordenador do projeto, Deypson Carvalho.

- Muita gente vem aqui para tirar dúvidas para fazer a própria declaração em casa, explicou o professor. Ele disse que o serviço pode ser usado, não apenas para esclarecimentos, mas também para elaborar a declaração. - Se o contribuinte autorizar, nós não apenas preenchemos, mas também enviamos a declaração pronta para a Receita, continuou. A UDF dá esse tipo de treinamento aos alunos de contabilidade há nove anos.

Em 2015, ano em que a UDF passou a contar com o aval da Receita Federal, inclusive com um canal para o Fisco prestar esclarecimentos diretos aos alunos, foram atendidos 100 contribuintes, dos quais 20 da comunidade externa à faculdade. Este ano, Carvalho espera que o número seja ampliado.

Julyana Clefes, de 27 anos, aluna da instituição, está entre os contribuintes que devem prestar contas ao Leão. Ela conta que, desde o ano passado, quando fez sua primeira declaração, procura a ajuda dos alunos de contabilidade de UDF. - Com a correria do dia a dia e a falta de experiência, a gente pode acabar deixando alguma coisa passar. Então, eu junto toda a documentação necessária e trago aqui, e já saio com a declaração pronta, afirmou ela.

Também aluna da UDF, Gercileide Ribeiro, 24 anos, está fazendo a declaração pela primeira vez. Ela comentou sobre a utilidade do serviço da UDF. - Passei dois meses juntados os recibos para fazer a minha primeira declaração. Como eu não sabia nem por onde começar, peguei todos os documentos e trouxe aqui para sair com a declaração pronta, disse.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.