ir2016

Contribuintes devem estar atentos a erros e omissões que levam à malha fina

Os que enviam as declarações do IR na última hora deixam passar informações erradas. Sonegação de dados é vista como corrupção pelos fiscais

postado em 25/04/2016 07:04
Da mesma forma que deixa a declaração do Imposto de Renda para a última hora, o brasileiro comete erros bobos, como de digitação, na hora de prestar contas à Receita Federal. E muitas das falhas estão associadas à pressa, que levam à malha fina. Mas há também os contribuintes que insistem em tentar burlar o Fisco, lançando despesas que não tiveram, como de saúde, ou omitindo uma segunda renda. Nesses casos, diz o subsecretário de Fiscalização, Iágaro Martins, a sonegação pode ser comparada à corrupção. ;Muitas pessoas vão a manifestações contra a corrupção, mas, quando têm oportunidade de sonegar, fazem a mesma coisa. Sonegação e corrupção são dois lados da mesma moeda;, ressalta.

Carlos Gonzaga já teve que comprovar despesas para a Receita Federal

[SAIBAMAIS]Os especialistas não têm dúvidas: quem deixa a prestação de contas ao Leão para a última hora corre mais riscos de errar e de cair na malha fina. A assistente social Márcia de Oliveira, 33 anos, está preocupada. Após ficar desempregada por alguns anos, ela terá que acertar a vida com a Receita novamente. Mas está atrasada. ;Sei dos prazos, mas fui adiando. A tendência é de a gente deixar tudo para a última hora;, diz. Agora, faltando apenas cinco dias para o encerramento do prazo, ela pedirá ajuda a um colega que saiba preencher a declaração. ;Espero que não seja muito complicado. Não quero cair nas garras da Receita;, frisa. ;Mas sei que corro riscos de cometer falhas;, reconhece.

O aposentado Carlos Gonzaga, 60, sabe que o tempo para prestar contas ao Fisco está acabando, mas não se apavora. ;Sempre deixo para os últimos dias;, diz. Ele ressalta que, neste ano, conseguiu se adiantar e preencher o formulário do IR. Só não o enviou ainda. Aproveitará para dar uma última revisada nos dados, para ver se não há incoerências. ;Não quero ser chamado pela Receita, como em anos anteriores, para comprovar as informações que foram lançadas na declaração;, destaca.


Falhas mais comuns

Veja equívocos que podem levar o contribuinte a ter problemas com o Fisco


Omissão de rendimentos: a falta de informação sobre algum tipo de renda que o contribuinte obteve
em 2015 pode ser motivo para cair na malha fina, como aluguéis e remunerações por serviços esporádicos.

Omissão de rendimentos de dependentes: muitas pessoas declaram aposentados como dependentes, mas não informam a renda deles. Também muitos deixam de informar a renda de filhos que fazem estágio. Agora, é obrigado informar o CPF de dependentes a partir do 14 anos.

Acréscimo de despesas: as pessoas acreditam que podem fabricar gastos para aumentar o imposto a receber ou evitar o pagamento de tributos. Esquecem que o Fisco fica de olho quando determinadas despesas aumentam de um ano para o outro.

Ganho de capital: os contribuintes não lançam os lucros com vendas de imóveis e com aplicações financeiras. Quem ainda não recolheu o imposto de devido, deve fazê-lo por meio do carnê-leão, com multa e juros, antes de enviar a declaração à Receita.

Despesas médicas: gastos com saúde podem ser deduzidos integralmente, desde que o contribuinte tenha recibos verdadeiros para comprová-los. As pessoas acham que podem aumentar o valor das despesas, mas o Leão cruza todas as informações. Médicos, dentistas e outros profissionais são obrigado, agora, a informar os CPFs da
clientela à Receita.

Pensões: é muito comum o declarante não listar na prestação de contas à Receita valores referentes a pensão alimentícia. Quem pagou, certamente, vai abater os valores.

Previdência privada: muitos contribuintes confundem os dados sobre previdência privada. Somente contribuições ao PGBL (Plano Garantidor de Benefício Livre) podem ser abatidas do IR. A dedução é de até 12% da renda tributável. Os dados devem ser lançados na ficha ;pagamentos efetuados;. Já o VGBL (Vida Gerador de Beneficio Livre) precisam ser informados na ficha ;bens e direitos;.

Digitação incorreta: pode parecer bobagem, mas muita gente tem a declaração retida na malha fina por usar ponto para separar centavos. O formulário da Receita só aceita a vírgula. O melhor é revisar a declaração, checando tudo antes de enviar. Se houver um campo em que o programa insiste em pedir uma informação que você não tem, delete-o.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação