oferecimento

Quitei, em 2015, o saldo devedor de um imóvel financiado, com recursos provenientes de contas de poupança de meus filhos menores (e meus dependentes no IR). As referidas contas não foram declaradas porque seus saldos eram menores que o valor exigido por lei.

Destarte, pergunto: qual o procedimento correto para declarar essa operação, e não ter problemas futuros com a declaração de Imposto de Renda 2016? » Jurandy Melo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/03/2016 09:03

A título de esclarecimento, devem ser declarados saldos de conta-corrente bancária, caderneta de poupança e demais aplicações financeiras, de valor individual superior a R$ 140 (cento e quarenta reais). Caso os recursos depositados em conta de poupança, utilizados na quitação do imóvel, já tenham sido declarados ao longo dos anos, deixando de declarar apenas os saldos das mesmas, basta consignar essas informações na discriminação do imóvel, na declaração de bens e direitos. Caso contrário, é aconselhável retificar suas declarações anteriores para incluir os saldos das cadernetas de poupança e os respectivos rendimentos, que são isentos.


Perguntas Frequentes

Listamos abaixo as perguntas mais comuns dos leitores

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.