oferecimento

Como se declara resgate de Fundo de Previdência (PGBL e VGBL)? Mesmo tendo pagado IR sobre o valor resgatado, ainda tem de pagar mais no momento da declaração? Como declaro dinheiro recebido de herança? Meu filho faz estágio e recebe R$ 620 por mês. Devo declarar esse valor, uma vez que ele é meu dependente? » Márcia Delgado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/03/2016 08:55

Os valores de resgate de fundo de Previdência são tributáveis da seguinte forma: PGBL — quando do pagamento/benefício ou crédito, tributa-se a totalidade do rendimento, sendo adotado o regime de tributação, conforme a opção do contribuinte; VGBL — quando do recebimento, tributa-se a diferença entre o valor recebido e o valor aplicado, sendo adotado o regime de tributação, conforme a opção do contribuinte. As instituições financeiras enviam o comprovante de rendimentos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte; caso não receba, procure na instituição ou solicite via internet.

Dinheiro recebido de herança tem um campo próprio na declaração para preencher nome e CPF da pessoa que deixou a herança. Lembrar que o donatário (quem recebe a herança) poderá ser cobrado a pagar o ITCMD — Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação, que é devido ao Estado. Devem ser informados os valores recebidos pelos dependentes, mesmo a título de estágio.


Perguntas Frequentes

Listamos abaixo as perguntas mais comuns dos leitores

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.