ir2017

Faltam 2,5 milhões de declarações do IR 2017; 91% estão na Receita

Azelma Rodrigues - Especial para o Correio
postado em 28/04/2017 12:11

Até o meio dia, a Receita Federal recebeu cerca de 25,764 milhões de declarações do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2017. O prazo termina meia noite de hoje. A expectativa do Fisco é de que o volume de informe dos contribuintes atinja 28,3 milhões. Ou seja, faltam cerca de 9% até os computadores do Serpro pararem a recepção.

Entre o início da noite de ontem e a manhã deste dia 28 de abril mais de 2 milhões de contribuintes prestaram contas ao Leão. Agora faltam cerca de 2,5 milhões de documentos, um pouco abaixo das expectativas do supervisor nacional do IR da Receita Federal, Joaquim Adir.

Conforme as estatísticas do Fisco, este ano os contribuintes estão cumprindo mais rápido com a obrigação fiscal. Os dados indicam que em anos anteriores, os retardatários ficavam entre 3 milhões e 4 milhões, enviando o documento na última metade do último dia.

De qualquer forma, segundo Adir os gráficos da Receita apontam também que mais de 800 mil pessoas entregam depois do prazo, entre maio e dezembro. Pagando multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. E também pagando encargos sobre o tributo a pagar.

O auditor da Receita disse não temer que a greve geral, deflagrada hoje em todo o país por contribuintes contrários às reformas constitucionais em votação no Congresso, prejudique quem ainda não entregou a declaração de IR. ;Não vai atrapalhar não. As pessoas vão fazer a declaração em casa;, comentou .

Neste ano o programa Receitanet, de envio do documento, foi incorporado ao programa gerador, sendo desnecessária a instalação em separado. As informações sobre a declaração do IRPF 2017 estão disponíveis aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação