Eu incluo a minha mãe como dependente no Imposto de Renda há alguns anos, o único bem que ela tem e que está no nome dela e do meu pai é um apartamento. Eu devo incluir esse imóvel na ficha de bens e direitos? Se tiver que colocar, devo colocar o valor total do apartamento ou só metade do valor correspondendo à parte dela? Uma vez que não coloquei o bem nos anos anteriores, como devo preencher o campo do valor do ano passado?

>> Carolina

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/03/2017 14:12 / atualizado em 17/03/2017 14:18

Os bens comuns podem ser declarados por um dos cônjuges ou 50% para cada, enquanto casados, mesmo declarando em separado, como parece ser o caso.
Como sua mãe é dependente na sua declaração, você pode optar em declarar metade do valor do bem, desde que seu pai faça o mesmo, se for o caso.
Quanto ä retificação das declarações de anos anteriores, pode ser evitada. Para isto, informe a na ficha "Bens e Direitos", no campo discriminação, as características do bem, acrescentado a expressão:  "ora regularizado". Nos campos "situação em 31/12/2015 e 31/12/2016" repita os mesmos valores.

(resposta dada por um especialista do Conselho Federal de Contabilidade - CFC)


Comentários