2013 Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro

Ouça entrevista com os diretores de Luna e Cinara, Deixem Diana em Paz e Sylvia

postado em 18/09/2013 11:00

Cena do curtar Luna e Cinara, de Clara Linhart
Esta quarta-feira (18/9) marca o início das exibições dos curta metragens selecionados para o 46; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Quem comparecer hoje ao Cine Brasília (106/107 Sul) a partir das 19h poderá conferir três curtas: Luna e Cinara (documentário), dirigido por Clara Linhart; Deixem Diana em Paz (animação), dirigido por Julio Cavani; e Sylvia (ficção), dirigido por Artur Ianckievicz.

Até a próxima terça-feira (24/9), quando o festival se encerra, o Correio Braziliense publicará conteúdo especial para cada um dos dias do evento. Serão disponibilizadas curiosidades sobre a produção dos curtas, incluindo trechos de aúdio retirados de entrevistas com os diretores dos filmes. Confira detalhes das atrações desta quarta-feira:

19h - Luna e Cinara (Documentário, cor, 35mm, 14min, Rio de Janeiro, 2012 - classificação indicativa livre - dirigido por Cláudia Linhart)

Sinopse
Parece simples, mas o enredo deste curta vai além do que a diretora Claudia Linhart imaginava. O documentário gira em torno de duas personagens, Luna Galano Mochcovitch, avó de Cláudia, e Cinara Magalhães Neves, empregada doméstica há 9 anos de Luna. De acordo com Cláudia, era perceptível que Cinara preenchia lacunas familiares e afetivas de Luna, e vice versa.

Entre indas e vindas a cinemas e restaurantes, a diretora quis retratar essa relação, que ia além do contrato entre empregado e contratante. Cumplicidade, companheirismo e amizade, o curta filmado na técnica de cinema direto busca ilustrar e inserir o espectador no cotidiano e na realidade das duas amigas.

;A ideia do curta surgiu em um trabalho de conclusão de um curso de Cinema Documentário. O professou falou o seguinte: ;façam um filme que só vocês podem fazer.; Foi o que fiz;, conta Cláudia. Além de observar as características das duas personagens e as peculiaridades da relação, foi a última oportunidade de Cláudia registrar sua avó da retratada no filme:

Direção: Clara Linhart
Elenco: Luna Galano Mochcovitch e Cinara Magalhães Neves
Produção executiva, fotografia e som: Clara Linhart
Roteiro: Luna Galano Mochcovitch e Cinara Magalhães Neves
Montagem: Fellipe G. Barbosa
Produtora: Gamarosa Filmes

Ouça a entrevista com a diretora Clara Linhart
[VIDEO2]
A animação Deixem Diana em Paz teve os desenhos feitos pelo artista plático Cavani Rosas
21h - Deixem Diana em Paz (Animação, preto e branco, 35mm, 10min, Pernambuco, 2013 - não recomendado para menores de 16 anos - dirigido por Julio Cavani)

Sinopse
A animação, dirigida por Julio Cavani, teve os desenhos feitos pelo artista plático Cavani Rosas, pai de do diretor. No auge de sua carreira profissional e acadêmica, Diana não tem tempo para descansar por causa do trabalho e dos estudos. Quando completa 30 anos de idade, resolve largar tudo para se dedicar apenas ao mar e ao sono. Dormir e nadar se tornam o seu caminho para a libertação e a realização pessoal. Esse seu reencontro com a natureza é levado ao extremo até chegar a uma situação-limite.

O diretor Julio Cavani participa pela quarta vez do festival, sendo a primeira como diretor. As outras três participações foram sob o papel de jornalista e crítico de cinema. ;É diferente, conheço alguns dos críticos que estão aqui. A expectativa de estrear é grande, tive ótimas experiências nos festivais que pude acompanhar, assisti ótimos filmes;, conta Cavani.

A animação Sylvia possui outra curiosidade. Os desenhos do curta foram produzidos pelo artista plástico Cavani Rosas, pai do diretor. Joana Gattis, modelo que serviu de inspiração para a personagem Sylvia, foi incluída no elenco do curta. Segundo Cavani, a modelo também colaborou com sua personalidade, contribuindo para a formação e construção do enredo.

O diretor conta que a animação propõe uma reflexão em torno do modelo de vida adotado pela sociedade, prezando pelo excesso de produção em detrimento do descanso e das atividades prazeroras. Confira no áudio a seguir um trecho da conversa com o diretor Julio Cavani.

Elenco narração: Irandhir Santos e Joana Gattis
Produção executiva: Deborah Mendes
Roteiro: Júlio Cavani
Som: Fábrica estúdios
Animação: Eduardo Padrão e Marcos Buccini
Trilha sonora e música original: Carlos Galindo e Cláudio Guedes
Produtora: Lunática Filmes


Confira a entrevista com o roteirista Júlio Cavani
[VIDEO3]
O curta Sylvia também está concorrendo no 46º Festival de Brasília
21h -
Sylvia (Ficção, 17min18, Paraná, 2013 - classificação indicativa livre - dirigido por Artur Ianckievicz)

Sinopse
Sylvia é uma jovem negra que trabalha como camelô. Passa a maior parte de seu tempo livre em uma academia de boxe, onde conhece Nathalia, que vem a se tornar sua amiga. A relação das duas sofre um abalo quando circunstâncias acabam por colocar as garotas de lados opostos da lei.

É a primeira vez que Artur Ianckievicz participa do Festival de Brasília. Segundo ele, a ficção Sylvia trará para o público uma história forte, composta por personagens fortes. Ianckievicz conta que as locações escolhidas para as filmagens atribuem muito significado ao curta. Para contar a história de duas amigas que se dedicam ao boxe na mesma academia, foi necessário que as atrizes passassem por um período de preparação e treinamento para estrelar no filme.

Durante a gravação do curta, uma das atrizes fraturou o pé. Com previsão para terminar as filmagens em junho, foi necessário aguardar a recuperação, adiando para dezembro o fim das gravações. O diretor Artur Ianckievicz conta um pouco mais sobre a escolha da principal locação do curta, uma academia de boxe localizada sob a arquibancada de um estádio de futebol.

Elenco: Juliana do Espirito Santo, Daniele Dias, Karén Debértolis e Paulo Castro
Produção executiva: Bruno Gehring
Roteiro e montagem: Artur Ianckievicz
Fotografia: Guilherme Gerais
Som: Bruno Bergamo
Direção de arte e cenografia: Felipe Augusto Almeida de Oliveira
Figurino: Nélio Pinheiro
Animação: Vinícius Leite
Trilha sonora: Barry White/Lee Mason
Produtora: Produtora do Leste


Ouça a entrevista com o roteirista Artur Ianckievicz

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação