Ano Novo 2014

Planeje e realize os sonhos em 2014

Confie no seu potencial e crie estratégias para alcançar os resultados esperados

Larissa Mantovan
postado em 26/12/2013 07:30

Confie no seu potencial e crie estratégias para alcançar os resultados esperados

A entrada de um novo ano inspira, em muitas pessoas, o desejo de recomeçar. Quanto mais se aproxima o fim de 2013, mais cresce a expectativa para as mudanças e surgem também as promessas e planos para o novo ciclo que inicia. Mas além do desejo de dar um novo rumo à vida, seja pessoal ou profissional, é preciso se perguntar por qual motivo é importante alcançar determinado objetivo, como conseguir e definir as estratégias. A dica é da coach e trainer em programação neurolinguística, Maíra Larangeira, diretora executiva do Instituto de Neurolinguística Aplicada.

De acordo com a especialista, as pessoas que desejam ;dar uma guinada; na vida em 2014 devem se apoiar em três pilares. ;Primeiro é preciso acreditar que aquilo é possível. Segundo, saber como fazer a mudança e o terceiro é se dar a permissão.; Após esse passo é a hora de começar a criar um planejamento e definir prazos, valores, tudo o que for necessário para alcançar os objetivos. Lembre-se também de pensar em alternativas. ;A gente tem que ter uma meta bem específica: quero fazer um curso, então tenho que guardar R$ 5 mil, por exemplo, em até seis meses. Quero comprar algo em determinada data;, explica Maíra.

Pensar positivo é um dos segredos para concretizar os sonhos, afirma a coach e trainer. ;Ao invés de dizer ;não quero; pense no que quer, a meta tem que ser positiva, pois a gente cria essa realidade dentro da nossa cabeça;. A estudante universitária Taciane Campos Moreira já decidiu o que pretende conquistar no próximo ano. ;Quero passar em um concurso e ter minha casa própria. Esse ano já consegui cumprir uma das promessas que fiz em 2012: voltar a estudar. Quando engravidei, precisei parar, mas agora vou continuar e ir atrás de outras coisas. Para isso vou precisar de muito esforço e força de vontade;.

Taciane Campos Moreira, 30, começou a cursar o ensino superior neste ano e pretende passar em um concurso

Além de verbalizar os desejos, escrever também é importante. Por isso, Maíra recomenda: faça uma lista de tudo aquilo que almeja e um plano de ação. ;Escrever é uma atividade neuromotora. Quando você escreve, você concretiza, se torna real. Saber o que está fazendo direciona a sua mente para alcançar determinado objetivo;.

[SAIBAMAIS]Colocar em um papel os planos e metas facilita também o controle e avaliação do percurso. Ao longo do ano, observe o que falta para realizar o sonho e, se preciso, trace uma nova estratégia. O importante é não desistir. E, sabe aqueles desejos feitos em anos anteriores, mas que não foram realizados? Sempre é hora de tentar novamente e ter muita paciência, segundo Maíra Larangeira.

O inspetor documental David Prince, 21, sabe da importância de persistir. Este ano, ele conseguiu alcançar algumas metas determinadas no ano passado, como tirar a carteira de motorista e comprar um carro. Já a aquisição da casa própria e o casamento foram adiados para 2014. ;Tentei este ano, mas não foi possível. Já estamos pesquisando nas construtoras, planejamento o casamento, estou correndo também atrás de um emprego melhor;, diz Prince.

David Prince, 21, planeja o casamento e pretende comprar a casa própria em 2014

Como conquistar os desejos:

- Faça uma lista de tudo o que deseja alcançar
- Acredite no seu potencial
- Escreva frases positivas
- Saiba o valor de conquistar determinado objetivo
- Faça uma avaliação periódica
- Pense em alternativas
- Divida o objetivo em metas menores
- Não desista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação