Ano Novo 2014

Saiba como reaproveitar os ingredientes que sobram da ceia

Confira dicas para transformar os pratos servidos durante o jantar em refeições saborosas para o dia seguinte

postado em 01/01/2014 07:30
Fernanda Aranha, do Chocolat Glacé: aproveitamento de ingredientes

Fim de ano e mesa cheia são sinônimos. Algumas vezes, o cardápio da ceia está tão farto que os pratos acabam sobrando para o almoço e o jantar do dia seguinte. Não há problema: com alguns truques simples, é possível reaproveitar ingredientes e transformá-los em novas receitas. Fernanda Aranha, filha da cozinheira e empresária Tânia Aranha, apresenta duas opções de guarnições feitas com ingredientes típicos de pratos natalinos. Com a vantagem de que, sobretudo no período de festas, são mais fáceis de serem encontrados na geladeira e na dispensa.

Em uma época em que o conceito de sustentabilidade está em evidência, colocá-lo em prática na gastronomia faz todo sentido. Tânia e Fernanda Aranha evitam ao máximo o desperdício e, em casa, não têm medo de readaptar as receitas que criam. O tender e o chester, por exemplo, podem virar um saboroso salpicão. As nozes e as amêndoas que restaram do mix de frutas secas e castanhas incrementam o cuscuz marroquino. ;Do peru, faço um risoto ou rocambole de batatas recheadas;, afirma Tânia. Já dos ingredientes in natura, principalmente verduras e legumes, a dupla aproveita tudo: do talo às folhas. ;A folha do rabanete, que antigamente era descartada, rende uma excelente omelete;, completa.


RECEITAS
Confira dicas para transformar os pratos servidos durante o jantar em refeições saborosas para o dia seguinte

Salpicão de frios ; Serve 12 pessoas

Ingredientes

100g de tender assado e desfiado
100g de chester assado e desfiado
100g de presunto cortado em tiras ou quadrados
50g de uvas-passas claras
50g de uvas-passas escuras
100g de nozes
200g de creme de leite
1/2 copo de requeijão
4 mangas cortadas em cubos

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes em um recipiente, acrescentando por último o creme de leite e o requeijão. Embale em papel filme e leve a geladeira até servir.

Confira dicas para transformar os pratos servidos durante o jantar em refeições saborosas para o dia seguinte
Cuscuz marroquino ; Serve 8 pessoas

Ingredientes

200g de cuscuz marroquino
80g de nozes
80g de amêndoas
50g de cebola roxa
80g de damasco
80g de uvas-passas
1 colher (sopa) de manteiga
Molho de soja a gosto

Modo de fazer
Coloque o cuscuz em uma vasilha e cubra com água quente. Deixe de molho por 15 minutos. Escorra a água. Em uma frigideira, refogue o molho de soja e a cebola com a manteiga. Acrescente o restante dos ingredientes e mexa por alguns minutos. Sirva na própria frigideira ou em uma
recipiente grande.

[SAIBAMAIS]Autodidatas

Tânia Aranha atuava no ramo imobiliário até que, há 20 anos, resolveu se dedicar profissionalmente às panelas. Autodidata, fundou a confeitaria (hoje restaurante) Chocolat Glacé. O mesmo aconteceu com sua filha mais nova, Fernanda é formada em administração, mas acompanha a mãe nas caçarolas desde a infância. ;A ajudo desde os seis anos. O apoio da família mantém o cardápio e o ambiente familiar que o Chocolat Glacé possui;, explica Fernanda.

O self-service é uma cozinha experimental, mas nada amadora. Lá, Tânia e Fernanda mesclam com equilíbrio pratos quentes, saladas e sobremesas, a R$ 51,90 o quilo. Já os sushis e sashimis feitos na hora saem a R$ 69,90. No menu diário, algumas delícias que levam o tempero da família Aranha, como a rabada com vinho tinto e o tornedor de filé mignon ao molho de nozes.
Onde comer

Chocolat Glacé
(Setor de Rádio e TV Sul, Conjunto D, Bloco C, loja 70, Centro Empresarial Brasília, Asa Sul; telefone 3224-8886),
aberto de segunda a sexta, das 9h às 18h; e sábado, das 9h às 16h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação