Mensagem de paz: Parque da Cidade ganha praça de ipês brancos

Como parte do projeto Brasília Capital do Ipê - iniciativa do Correio, da Globo, da Digital Group e do GDF -, cidadãos estão convidados a mandar vídeos sobre o tema da primeira praça a ser inaugurada. As imagens ficarão guardadas para sempre no local

postado em 12/03/2016 09:01

Nathália Cardim /

Minervino Junior/CB/D.A Press

No próximo sábado, os brasilienses ganharão a Praça da Paz, no Estacionamento 7 do Parque da Cidade. A inauguração faz parte da segunda fase do projeto Brasília Capital do Ipê, que vai construir quatro praças, cada uma com um tipo da árvore — branca, amarela, rosa e roxao — e relacionada com os temas paz, cidadania, amor e respeito, em diferentes regiões da cidade. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Correio Braziliense, a Globo, a Digital Group e o GDF.

Para chamar a atenção da responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade melhor, a primeira praça a ser inaugurada tem como lema “A paz se faz no dia a dia”. A campanha surgiu da iniciativa pioneira de um conjunto de pessoas que desejam promover a reflexão sobre a paz, em resposta à vida cada vez mais estressante e violenta do dia a dia, mostrando a possibilidade de cada um fazer um pouquinho em busca de uma sociedade menos violenta, por meio de pequenos gestos.

Segundo um dos idealizadores do projeto, o VP de Criação da Digital Group, Wesley Santos, a ideia é que toda a população faça parte da ação. Já está no ar uma campanha para estimular a participação de todos. “É um projeto colaborativo que visa promover a paz e a integração da nossa sociedade. As pessoas vão poder participar e mandar mensagens de paz para o futuro, que ficarão eternizadas nos bosques”, explicou.

Para ele, o mais interessante é que essas mensagens darão vida ao local. Cada parque terá o formato do tema a que se refere em ideograma japonês. No caso do Parque da Cidade, estão plantadas centenas de ipês-brancos. Também vai existir o Museu da Paz, que contará com um acervo digital e colaborativo. Serão cerca de 20 totens com mensagens referentes ao tema, todas enviadas pela população e que poderão ser acessadas pelo celular via QR Code.

Para fazer parte da história, basta filmar um vídeo de 10 a 15 segundos e enviar o conteúdo por WhatsApp (9922-1010) ou cadastrar no site www.brasiliacapitaldoipe.com.br, até 15 de março (leia Participe). A imagem deve conter a mensagem referente ao que a pessoa espera da paz para o futuro. Ela vai ficar para sempre registrada no local.

Mais espaços

Além da Praça da Paz, estão previstas inaugurações de mais três espaços na cidade, complementando o projeto Brasília Capital do Ipê. A previsão é que cada uma seja inaugurada em um semestre, até o fim de 2017. Em outubro, a Praça da Cidadania, ao lado do Teatro Nacional, terá a companhia de ipês-amarelos. Ipês-roxos enfeitarão a Praça do Respeito, em março de 2017, em Taguatinga. No segundo semestre do ano que vem, Sobradinho receberá a Praça do Amor, com ipês-rosas.

No Parque da Cidade, 148 ipês-brancos formarão o primeiro bosque. Durante a abertura do local, mais 10 mudas vão ser plantadas. O evento, que começará às 8h, terá corrida e apresentações musicais (confira Programe-se). Escolas também devem participar estimulando redações sobre o tema. De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), até o momento, mais de 700 mudas foram plantadas nos quatro endereços. A estatal informou ainda que existem aproximadamente 500 mil ipês em todo o DF, de diferentes cores, que florescem alternadamente entre julho e outubro. Somente em 2015, o Programa de Arborização da Novacap distribuiu cerca de 25 mil exemplares da árvore na capital.

Gustavo Moreno/CB/D.A Press


Conheça as praças

Praça da Paz (Ipê-branco)
Local: Parque da Cidade
Tema: Paz Mundial
Inauguração: 19 de março de 2016

Praça da Cidadania (Ipê-amarelo)
Local: Teatro Nacional
Tema: Trânsito
Inauguração: outubro de 2016

Praça do Respeito (Ipê-roxo)
Local: Taguaparque
Tema: Tolerância e respeito à diversidade
Inauguração: março de 2017

Praça do Amor (Ipê-rosa)
Local: Sobradinho
Tema: Amor ao próximo
Inauguração: outubro de 2017

Participe
Envie a sua mensagem
As pessoas que quiserem ter sua mensagem divulgada podem enviar o conteúdo por WhatsApp (9922-1010) ou por meio do site www.brasiliacapitaldoipe.com.br. O vídeo deve pode ser gravado em máquina digital, filmadora ou celular. Deve ter, preferencialmente, extensão MP4, com tamanho de até 20MB.

Programe-se
Inauguração da Praça da Paz
Local: Parque da Cidade — Estacionamento 7
Data: 19 de março
Horário: 8h
Atividades: corrida e caminhada da Paz, distribuição de mudas de ipê e adesivos da campanha, show com a Bateria Furiosa, Banda Batalá e DJ Nagô, além de food trucks e conteúdo interativo Museu da Paz

Mais informações:
facebook.com/brasiliacapitaldoipe
instagram/brasiliacapitaldoipe
www.brasiliacapitaldoipe.com.br
www.correiobraziliense.com.br/especiais/brasilia-capital-do-ipe/

* * *