Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de carnaval em Brasília

Comércio de rua, shoppings e bancos ficarão fechados durante a folia

Publicação: 08/02/2013 08:25 Atualização: 08/02/2013 08:35

Durante o carnaval, o comércio de rua e de shoppings estará de portas fechadas de domingo até terça-feira. A decisão foi firmada em maio do ano pasado, quando foi acertada Convenção Coletiva de Trabalho assinada entre o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF) e o Sindicato dos Comerciários. Os supermercados e as praças de alimentação dos centros de compras vão funcionar nos dias de folga. Na quarta-feira, todos os estabelecimentos abrem a partir das 13h. As áreas de lazer e praças de alimentação dos shoppings, por sua vez, vão funcionar normalmente no feriado prolongado.

Feiras
As feiras, diferentemente, seguem cada uma um padrão. A da Torre de TV ficará aberta todos os dias, das 9h até as 19h, e a dos Importados, das 8h às 18h. As feiras do Guará e de Ceilândia ficarão fechadas na segunda e terça-feira. Na quarta-feira, a primeira volta a funcionar a partir de meio-dia e a segunda, às 8h.

Os bancos ficam fechados e as delegacias vão funcionar em esquema de plantão. O Corpo de Bombeiros estará de prontidão para as emergências durante todo o período de folia. Os postos do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não abrirão na segunda e terça-feira. Na quarta-feira, as unidades retomam a atividade normal a partir das 14h.

O Jardim Zoológico e a Água Mineral podem ser opções para quem quiser fugir do agito na zona central do Plano Piloto. Os pontos estarão abertos todos os dias de carnaval. O primeiro das 9h às 17h, e o segundo das 8h às 16h. O Jardim Botânico, no entanto, estará fechado. Os ônibus e metrô circularão em esquema especial durante o carnaval. A frota de veículos contará com reforço e fará viagens extras.

O que abre e o que fecha:

Hospitais
Somente as emergência dos hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (Upa’s) vão funcionar durante o carnaval.

Delegacias
As delegacias vão funcionar
em regime de plantão.

Bombeiros
O atendimento a emergências acontece normalmente durante o carnaval. Os demais serviços funcionam apenas na quarta-feira,
a partir das 14h.

Detran
As unidades do Departamento de Trânsito do Distrito Federal não vão funcionar na segunda e na
terça-feira. Na quarta-feira, o atendimento ocorrerá a partir
das 14h.

Jardim Zoológico
Ficará aberto de sábado até terça-feira, das 9h às 17h. Na quarta-feira, o local fecha as portas para manutenção. O ingresso é R$ 2. Crianças com até cinco anos e idoso acima de 60 anos não pagam.

Jardim Botânico
Na segunda, terça e quarta-feira, ficará fechado.
Água Mineral
Funcionará todos os dias decarnaval, das 8h às 16h. O ingresso custa
R$ 6,50. Crianças abaixo de 12 e idosos com mais de 60 anos não pagam.

Bancos

Os bancos não vão funcionar durante o feriado de carnaval.

CEB
As agências de atendimento fecham as portas na segunda e na terça-feira decarnaval, retornado às atividades na quarta-feira após as 14h. A Central de Atendimento 116,
por sua vez, atenderá chamadas
de emergência em esquema de plantão 24 horas.

Metrô
Vai funcionar no sábado, das 6h às 2h de domingo; no domingo, das 7h às 2h de segunda-feira; na segunda-feira, das 6h às 2h de terça-feira; na terça-feira, das 6h às 2h de quarta-feira; e na quarta-feira das 6h às 23h30. Em todos esses dias, após a meia-noite, o embarque será apenas na Estação Central, localizada na Rodoviária do Plano Piloto.

Ônibus
No sábado e no domingo, os ônibus circulam dentro da normalidade do fim de semana, com reforço à noite nas linhas que operam na Rodoviária do Plano Piloto; na segunda e terça-feira, eles transitam no mesmo horário de domingo e também contam com reforço; na quarta-feira, eles funcionam normalmente, com possibilidade de redução das viagens em 40% até 11h. De meio-dia até 15h, poderá ocorrer reforço de acordo com a demanda.

Integração

A integração de ônibus, implantada entre Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto, funcionará no sábado, das 8h à meia-noite; de domingo a terça-feira, das 6h à meia-noite; e na quarta-feira, das 8h às 17h.

Sistema de Bilhetagem Automática
Todas as unidades funcionarão
no sábado e na segunda-feira,
entre 8h e 13h.

Bares, restaurantes e lanchonetes
Cada estabelecimento define que dia e horário em que irá funcionar.

Comércio
De domingo a terça-feira, as lojas de rua e de shoppings não abrirão as portas. Elas funcionarão a partir das 13h de quarta-feira. As áreas de lazer e praças de alimentação dos shoppings funcionam normalmente durante o carnaval.

Supermercados
Funcionam normalmente durante o carnaval.

Feira da Torre de TV

Funcionará normalmente durante o carnaval, das 9h às 19h.

Feira dos Importados
Funcionará normalmente, das 8h às 18h.

Feira do Guará

Estará fechada na segunda e na terça-feira. Reabre na quarta-feira, a partir do meio-dia.

Feira de Ceilândia

Estará fechada segunda e terça-feira e volta a funcionar na quarta-feira, a partir de 8h.

Correios
No sábado, as agências que normalmente abrem vão funcionar. De domingo a terça-feira, somente a agência do Aeroporto Internacional de Brasília estará aberta, em regime de plantão, das 9h às 17h. Na quarta-feira, o funcionamento em todas as agências será a partir de meio-dia.
Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha


Esqueci minha senha »

Caso você não tenha cadastro, clique aqui e faça seu cadastro gratuito.

1 comentários

Autor: PEDRO FREITAS
AS AGENCIAS DO NA HORA PARA O BEM DOS BRASILIENSSES FONCIONARÁ NO SABADO E VOLTA NA QUARTA APARTIR DAS 14HS; Denuncie

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.