Carnaval2013

Em homenagem a Monteiro Lobato, bloco leva crianças para as ruas de SP

2013 foi o oitavo ano consecutivo que o bloco mirim desfilou pelas ruas

postado em 08/02/2013 20:32
Pelo oitavo ano consecutivo, o bloco mirim Emília e Viscondes arrastou crianças e adolescentes pelas ruas do centro da capital. Puxado por uma bateria formada por jovens, bonecões da Cuca, Saci Pererê, Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa e da Emília desfilaram pela Vila Buarque, bairro onde está localizada a biblioteca infantil Monteiro Lobato. Fantasiadas, crianças seguiram o bloco cantando músicas que homenageavam os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

Nit Merhej, uma das organizadoras do desfile, conta que a produção dos bonecos e das fantasias é feita na própria biblioteca pelas crianças, que aprendem a confeccioná-las em oficinas gratuitas. Os integrantes da bateria também são treinados na Monteiro Lobato. ;As oficinas são feitas no mês de janeiro. As crianças são principalmente da escola pública Arthur Guimarães, que fica aqui ao lado;.

O bloco Emílias e Viscondes foi criado em 2006 para homenagear os 70 anos de fundação da biblioteca, criada em 1936, como parte de um amplo projeto de incentivo à cultura, elaborado por Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura. É a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil.



;Todos os anos que passamos o carnaval em São Paulo fazemos questão de vir prestigiar e participar. As crianças já não estão mais tão pequenas, mas ainda gostam muito de vir;, disse Clélia Guimarães, mãe de Isabela e Gabriela, de 9 e 12 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação