Escolas do grupo principal do DF desfilam em busca do título

Favoritas Aruc, Bola Preta, Águia Imperial de Ceilândia e a atual campeã Acadêmicos da Asa Norte brigam pelo troféu

Publicação: 12/02/2013 20:28 Atualização: 13/02/2013 08:26

Acadêmicos de Santa Maria (Ed Alves/Esp. CB/DA Press)

Acadêmicos de Santa Maria

 

A campeã do carnaval brasiliense é conhecida nesta quarta-feira de cinzas (13/2), ao término da apuração das notas, marcado para as 14h. As primeiras escolas a se apresentarem na noite desta terça-feira (12/2) foram a Acadêmicos de Santa Maria e a Mocidade do Gama. Desfilaram também a Acadêmicos da Asa Norte (22h30), Águia Imperial da Ceilândia (0h), Aruc (1h30) e Bola Preta de Sobradinho (3h). De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 7 mil pessoas acompanharam a festa.


A Acadêmicos de Santa Maria abriu os desfiles com enredo sobre Parintins e a festa dos bois Garantido e Caprichoso. Com três alegorias, 14 alas e 950 componentes, a agremiação apostou em artistas do Rio de Janeiro para enriquecer o desfile. ''Pretendemos fortalecer o carnaval de Brasília com essa atitude. A experiência dessas pessoas engrandece o nosso trabalho'', destaca o diretor de carnaval da escola, Gilson Reis.

A Mocidade do Gama trouxe o enredo “Energias iluminam o Gama no carnaval”, sob direção do carnavalesco George Pedro. A energia em todas as formas inspira o samba-enredo da agremiação, que levou 900 participantes, quatro carros alegóricos e 10 alas de enredo à Passarela do Samba.

Mocidade do Gama (Ed Alves/Esp. CB/DA Press)

Mocidade do Gama



Campeã do carnaval de 2012, a Associação Recreativa e Cultural Acadêmicos da Asa Norte entrou na avenida em 2013 mais confiante. A escola defende o enredo Asa Norte carinhosamente apresenta: um chorinho bem brasileirinho. "Apesar de o chorinho ter nascido no Rio de Janeiro, Brasília é reconhecida como o celeiro do choro", explica Wallace Alves Palhares, diretor-geral de harmonia da escola. A agremiação entrou na avenida com três carros, 12 alas e 950 participantes.

Acadêmicos da Asa Norte (Ed Alves/Esp. CB/DA Press)

Acadêmicos da Asa Norte



Mudança
Com o enredo “Mitos, lendas, mistérios, histórias do nosso carnaval”, a Associação Recreativa Cultural Desportiva Escola de Samba Águia Imperial de Ceilândia entrou na avenida com quatro carros, 14 alas e 1,2 mil componentes. Com quatro títulos de campeã do carnaval brasiliense, a escola será a quarta a desfilar.

O presidente da agremiação, Roniere Rezende de Freitas, explica que a transferência da festa para o Plano Piloto não é preocupante. "Isso não nos prejudica. O desfile sempre vai ser na casa de alguém e já estamos acostumados. Carregamos carros para o centro por quase 30 anos."

Aruc (Ed Alves/Esp. CB/DA Press)

Aruc



A tradicional escola do Cruzeiro, Aruc entra na avenida com o enredo “O gavião apaixonado apresenta três formas de amor”, contado em forma de fábula, escrita pelo diretor cultural da escola e professor de história, Rafael Fernandes de Souza. "É a história da ave que se apaixona e sai em busca de inspiração para conquistar o amor de sua vida. É nesse caminho que ela se depara com três filósofos que discutem as formas de amor", explica o diretor.

As três distinções do sentimento demonstradas na avenida são, na linguagem grega, ágape, o amor da alma; eros, o carnal, e philia, o de amizade. Eles serão representados na avenida com três alegorias, 10 alas e 1, 2 mil componentes.

A Bola Preta de Sobradinho encerra os desfiles com a história da diva da música brasileira Elza Soares. Presidente da escola, José Candido Alves, conta que um grupo de diretores da agremiação foi à casa da artista para entrevistá-la. "Foram extraídos detalhes da vida dela. Tudo será contado na avenida", revela o presidente. A homenageada será destaque do quarto carro da escola. A Bola Preta sai com quatro alegorias, 13 alas e 850 componentes.


Com informações da Agência Brasília

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha


Esqueci minha senha »

Caso você não tenha cadastro, clique aqui e faça seu cadastro gratuito.

0 comentários

Não existem comentários ainda

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.