SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Infográfico mostra quais foram as figuras decisivas para o golpe de 1964

Enquanto alguns políticos se tornaram grandes lideranças, como Leonel Brizola, lutando contra o golpe, outros mancharam a biografia, a exemplo de Carlos Lacerda

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/03/2014 08:59

Renata Mariz

Radicalização tanto das forças liberais quanto das conservadoras, conspiração militar com o apoio de setores produtivos, interferência da maior potência mundial contra o governo civil e traições de última hora são ingredientes do golpe de Estado que mergulhou o país em mais de duas décadas de ditadura. Prestes a completar 50 anos, a ação militar que depôs o presidente João Goulart ainda é um capítulo da história brasileira analisada de forma diversa por pesquisadores.

O caminho tem sido, além da busca por documentos, unir a memória dos pouquíssimos personagens vivos do período ao que se sabe sobre a maioria que já morreu. Figuras que entrariam para a história como grandes lideranças políticas, a exemplo de Tancredo Neves, ou nela seriam pouco reverenciadas, como o folclórico general Olympio Mourão Filho, que deflagrou o golpe.

A ação precipitada de Mourão, a despeito de iniciar concretamente a operação que vinha sendo gestada por setores das Forças Armadas, levanta o debate sobre o nível de organização dos militares. Professor de história da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Fico, que acaba de lançar a obra O golpe de 1964, sustenta que “havia uma articulação que incluía dinheiro e tropas norte-americanas”. “Mourão, que conspirava quase que abertamente, sendo mal-visto até pelos próprios pares, de fato se adiantou. Castello Branco inclusive liga para Magalhães Pinto, governador de Minas Gerais, pedindo que as tropas de Mourão fossem paradas, pois havia o temor de que Jango resistisse”, afirma Fico.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

publicidade

publicidade